Coluna

Lula precisa do apoio de Caiado e do UB nas votações do Governo

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 19 de abril de 2023

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), teoricamente comanda os 173 deputados do ‘blocão’ formado pelo União Brasil, PP, PSB, PDT, Avante, Patriota, PSDB, Cidadania e Solidariedade. No entanto, lideranças mais atentas acreditam que o fiel da balança passa a ser o União Brasil, afinal, tem três ministérios no governo e quatro governadores. Isto tem peso numa votação importante no Congresso, afinal, é nos Estados que o País real vive. Nessa equação política, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é uma soma importante para o presidente Lula, mesmo Caiado sendo de direita, mas, sobretudo, um republicano que exercita o gosto pela pluralidade de ideias, portanto, sua influência no partido tem peso. Soma-se a essa qualidades o respeito de inúmeros partidos, incluindo os de esquerda. Caiado não é sectário e cultua o diálogo como ferramenta política, por isto Lula quer conversar mais com o goiano. O presidente sabe que Caiado trabalha para viabilizar sua candidatura a presidente em 2026, mas não será obstáculo na discussões de temas importantes para o País. Assim que Lula entregar a proposta de Reforma Tributária ao Congresso, a caixa de abelhas africanas será aberta. É nesse momento que lideranças como Ronaldo Caiado entram em cena, afinal, conservadores e a direita ditam o ritmo das votações. Caiado é um calejado nos embates de ideias e conceitos, trincheiras das quais nunca recuou.

Em Londres

Ronaldo Ciado (UB) participa nesta quinta-feira (20), em Londres, da “Brazil Conference”, promovida pelo Lide de João Doria com 250 empresários e investidores do Brasil e da Grã-Bretanha, assim como representantes dos poderes dos dois países. Caiado participa do painel “O novo posicionamento do Brasil” ao lado dos governadores Cláudio Castro (RJ), Helder Barbalho (PA) e Renato Casagrande (ES).

Continua após a publicidade

Aliado contra-ataca

Aliado do prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, observa que Maguito Vilela foi o principal padrinho de Gustavo Mendanha quando ele foi eleito, deixando-o livre para escolher seus auxiliares. “A ausência de Mendanha na posse dos novos auxiliares segue o mesmo ritual adotado por Maguito e que Mendanha adotou para não ser uma ‘sombra’ na gestão de Vilmar.”

Justifica, mas…

… mas não fica claro o episódio do “remanejamento da Guarda Civil dos prédios administrativos e da Câmara para priorizar as 94 escolas e Cmeis e as unidades de saúde”. O presidente do Legislativo, André Fortaleza (MDB), disse ter estranhado a remoção em um final de semana, sendo que as escolas não funcionam. “Sou a favor da segurança nas unidades de ensino. A fórmula é que foi ruim sem dar tempo para contratar empresa particular de segurança.”

Porta aberta

Prefeito de Palmeiras de Goiás, Vando Vitor (UB), desde seu primeiro mandato, atende todas as segundas-feiras, a partir das 5 horas da manhã, a população. “Recebo todos de portas abertas sem necessidade de agenda.” Vando diz que a maioria dos pedidos são na área de saúde, principalmente cirurgias.

Gestão tecnológica

Nesta quarta-feira (19), quase 300 gestores municipais, incluindo muitos prefeitos, dedicam o dia na aquisição de conhecimento sobre tecnologia digital que facilita, desembaraça e agiliza os serviços públicos. Trata-se da Megaconf 2023, promovida pela empresa goiana Megasoft Informática. (Especial para O Hoje)