Coluna

Lula quer controlar o Sebrae nacional e pode atingir Goiás

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 24 de março de 2023

O presidente Lula está em guerra aberta contra o presidente executivo do Sebrae nacional, Carlos Melles e o do diretor técnico, Bruno Quick Lourenço para que ambos renunciem ou aceitem a influência do PT na instituição. Se ele conseguir o intento, a pressão vai respingar em Goiás. Pelas conversas da  última semana, tudo indica que um acordo intermediado por Paulo Okamoto – braço direito do presidente Lula –, está prestes a ser fechado. Bruno Quick continuaria como diretor técnico, mas a pressão ‘rezando’ na cartilha petista. Pelo menos são essas as informações que circulam em Brasília. A mais assertiva é que Okamoto teria dito aos conselheiros do Sebrae, que alguma solução será encontrada até o final de março, possivelmente com uma nova tentativa de destituição. Como o PT não costuma desistir facilmente, o foco depois de resolvido a questão nacional, será nos estados. O Sebrae Goiás está na mira por sofrer influência do agronegócio e ser “muito bolsonarista”. A ideia é “urbanizar” mais os investimentos direcionando aos empreendedores pequenos e médios, identificados como geradores de empregos rápidos. De fato, o Sebrae Goiás é formado, em sua maioria, por executivos mais conservadores. A conferir.

Recuo dos prefeitos do Entorno

Durou só até o governador Ronaldo Caiado entrar em cena sobre o movimento dos prefeitos de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), Cidade Ocidental, Fábio Corrêa (PP) e de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB) em municipalizar o sistema de água e esgoto dos municípios. Caiado não gostou da fórmula como eles trataram o assunto, sugerindo que a Saneago não investe na região, respingando no esforço de Caiado em resolver as demandas do setor nas três cidades. Voltaram à mesa da Saneago para conversar.

Continua após a publicidade

Sigam o João Dória

Os antigos diziam que “o tempo cura tudo, até queijo”. De fato nada dura para sempre em política então, tudo se copia e transforma. Criticado por muitos pelo seu estilo objetivo e prático, o ex-governador de São Paulo, João Dória fez escola durante o mandato. Uma de suas ideias – uso de câmeras nos uniformes dos policiais –, será aplicada pelo Governo Federal.

Lula gostou

O presidente Lula gostou da ideia e vai destinar recursos federais aos Estados e Municípios para que instalem câmeras nos uniformes das forças de segurança. No Governo Federal a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Nacional de Segurança Pública e Polícia Penal Federal serão equipadas.

Gracinha e o Poerd

Presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado na comemoração dos 25 anos do Proerd: “Acredito com todo meu ser, de todo o meu coração, que segurança é a base para uma sociedade próspera, na qual pais e mães de família podem trabalhar, onde jovens podem crescer e se desenvolver”.

Mulher Advogada

Nesta sexta-feira (24), a unidade móvel do Hemocentro Coordenador estará na Casag. Numa parceria com a Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), abre a campanha de doação de sangue em comemoração ao Mês da Mulher.