O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Lula troca ‘seis por meia dúzia’ e garante vaga do PDT 

Raunner Vinicius Soarespor Raunner Vinicius Soares em 5 de maio de 2025
Lula cumprimenta Daniel Noboa, presidente reeleito do Equador
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) troca ‘seis por meia dúzia’ e garante a vaga do PDT em seu governo. Carlos Lupi (PDT), ministro da Previdência Social, anunciou o seu desligamento ao Lula. O fato ocorreu após Lupi sofrer severa crise de imagem e pressão interna provocadas pelas denúncias de fraudes administradas pelo INSS em aposentados e pensionistas.  

Em um anúncio recente, o presidente convidou o deputado Wolney Queiroz, também do PDT, para assumir o ministério. O escândalo, de repercussão nacional, chamou a atenção pela quantia absurdamente alta. O valor estimado da fraude é de R$ 6,3 bilhões.    

Queiroz ocupava o posto de secretário-executivo do ministério, sendo a segunda posição de maior relevância na hierarquia da pasta. Desde que o Planalto começou a movimentação para substituir Lupi, ele despontava como o principal candidato à sucessão. 

Leia mais: Collor ficará em prisão de 600m² em Maceió, avaliada em R$ 9 mi; entenda

Ou seja, se o titular da pasta foi responsabilizado, não se encontra motivos para não se responsabilizar o número dois também… quem sabe o número três, quatro, cinco… que estavam na gestão e não cumpriram com seus papeis constitucionais.  

Isso demonstra a falta de comprometimento da atual gestão com aqueles que necessitam de assistência social. Nos quais, mantendo suas contribuições mensais, têm, muitas vezes, seus benefícios negados – mesmo cumprindo todos os pré-requisitos exigidos por lei. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.