O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Mabel ainda não disse a que veio e pode prejudicar Caiado

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 21 de maio de 2025
Mabel
Takeshi Gondo - Ilustrador

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), já deu reiteradas demonstrações de que está em descompasso com os goianienses. Suas ações, a maioria delas de cunho truculento e ofensivos aos cidadãos, notadamente nas camadas menos esclarecidas da população, precisam ser revistas. A continuar nessa toada raivosa, pode respingar na imagem do governador Ronaldo Caiado. A conta é simples: Mabel não foi eleito pelo seu capital político, mas com o de Caiado, alicerçado numa aprovação que beira 80%.

Se não fosse o empenho pessoal do governador que segurou a mão de Mabel durante a campanha, ele não teria chegado ao segundo turno. Portanto, o prefeito deve moderar seus ímpetos de ‘gerentão’ e centrar no humanismo. Não custa lembrar que Ronaldo Caiado está em ritmo de pré-campanha para presidente da República, nesse caso, se Mabel ganhar mídia negativa a nível nacional, a oposição não vai perder a oportunidade de dar uma estocada no governador.

Exemplos negativos é o que não faltam para serem ‘colados’ no prefeito Mabel. Desde reprimendas públicas aos cidadãos que atiraram lixo na rua e os mais recentes protagonizados pela Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCMG). Dois desses entreveros repercutiram mal na mídia e entre a população. O do spray de pimenta em um vendedor ambulante de meia idade na Feira da 44 e o mais triste, no sábado (17). A GCMG impediu voluntários de ajudar pessoas moradoras de rua na Praça Joaquim Lúcio, no bairro de Campinas.

Vaias a Lula e presidenciáveis

A Marcha dos Prefeitos em Brasília, aberta nesta terça-feira (20), reúne mais de 14 mil gestores e representantes dos 5.570 municípios brasileiros e contou com ministros, o presidente Lula e presidenciáveis como Ronaldo Caiado (União-GO), Eduardo Leite (PSD-RG) e Romeu Zema (Novo-MG). No entanto, parte do público presente, mostrou o desagrado com o governo de Lula e não economizou nas vaias, divididas com aplausos. Demonstração clara que a polarização está ativa.

Missão Daniel

O vice-governador Daniel Vilela (MDB), lidera missão governamental para visitar três países no dia 26 de maio. Tem início pela Estônia, Finlândia e Singapura. Daniel Vilela representará o Estado em uma conferência global com foco na busca de novos conhecimentos em inovação e transformação digital.

Passos de Wilder

O presidente do PL em Goiás, senador Wilder Morais, reafirmou à coluna que o PL trabalha para ter candidato a governador, senador, deputados federais e estaduais. “Estamos tranquilos quanto à formação de chapas, afinal, temos bons nomes e uma para ampliar nossas bancadas em todos os níveis eleitoral”.

Papo da AGM

Com mediação do jornalista Leandro Coutinho e do presidente da AGM, José Délio, foi ao ar o podcast Papo de Prefeito. Participaram a secretária estadual de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, além dos prefeitos Lucijane Alencar (Mozarlândia) e Aleomar Rezende (Mineiros).

Duas romarias

A cidade de Trindade terá duas romarias este ano, diz o prefeito Marden Junior. Ele explica que além da tradicional Romaria do Divino Pai Eterno, marcada para os dias 27 de junho a 6 de julho.

Faltou gênero

Prestes a embarcar numa federação com o MDB, o Republicanos em Goiás sofre desfalque em três vereadores de Goianira, na região metropolitana de Goiânia. O partido foi punido pela justiça eleitoral por não ter fraudado a cota de gênero.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.