O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 8 de fevereiro de 2026

Magda Mofatto implodiu a ponte que ligava ela ao PL de Wilder

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 8 de fevereiro de 2026
Magda Mofatto
Ilustração: Takeshi Gondo

A deputada federal Magda Mofatto (por enquanto no PRD) não deve ter ouvido falar do provérbio difundido pela sabedoria popular: “Em briga de cachorro grande, quem mete a mão acaba mordido”. Meteu a mão numa disputa em que ela é o elo mais frágil e implodiu a ponte que poderia levá-la de volta ao PL goiano, legenda na qual conquistou o atual mandato. Agora, depois de perder o PRD para o presidente da Alego, Bruno Peixoto, tenta o caminho de volta como se fosse a Margaret Thatcher da política goiana. Magda acredita que, se o PL for para o controle da base caiadista, ela tem chance de ser escolhida para vice de Daniel Vilela (MDB) pela legenda.

Se depender do resultado da tensa reunião do dia 4, em Brasília, com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, o senador Wilder Morais, deputados federais Gustavo Gayer e Magda Mofatto, essa chace está distante. Além disso, ficou claro que a aliança com o MDB para controlar o PL goiano está longe de um acordo. Mesmo que na conversa prevista para o dia 14 próximo, o ex-presidente Jair Bolsonaro peça para Wilder ‘abrir mão’ da disputa para governador de Goiás, o estrago provocado por Gustavo Gayer e Magda está feito. Isto porque, na acalorada reunião, pela primeira vez Wilder subiu o tom contra o movimento que visa desmoralizar sua liderança à frente do PL de Goiás.

Se for avante essa proposta de aliança MDB-PL, por mais que Magda diga que os mais de 20 prefeitos do partido desejam apoiar Daniel, pode ser bom para o vice que ganha tempo de TV er rádio, mas a nominata para deputados federais e estaduais fica prejudicada. Muitos dos pré-candidatos, incluindo Magda Mofatto, correm risco de não serem eleitos. A história mostra que, ao forçar uma aliança de cima para baixo, a base, onde se encontra o eleitor, tende a responder com um não no voto.

Gayer e Magda no PSD?
Essa pergunta tem sido especulada entre políticos que olham as movimentações do Palácio das Esmeraldas para ter o controle do PL em Goiás. Por ter os deputados federais Gustavo Gayer e Magada Mofatto à frente desse movimento, dois cenários são aventados. No primeiro Gayer assume o controle do PL, disputaria uma das vagas ao Senado com Gracinha Caiado (União Brasil) e Magda pode migrar para o PSD ou se filiar novamente no PL. Em outro cenário, Gayer disputa o Senado pelo PL e Magda fica fora da legenda.

Unidos no Entorno
Ronaldo Caiado (PSD) e José Roberto Arruda (PSD) se encontraram no aniversário do prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL). Trocaram elogios públicos e abraços. O alinhamento político animou o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que fez questão de compartilhar o vídeo em suas redes sociais.

Força política
Arruda mantém capital politico-eleitoral no DF e no Entorno. E esse ativo interessa porque pode ajudar no projeto presidencial de Caiado e a pré-campanha de Daniel Vilela (MDB) ao Governo de Goiás. Por outro lado, ao reunir lideranças de peso de Goiás e do DF no seu aniversário, no sábado (14), Carlinhos do Mangão mostrou força política e prestígio.

Tô fora
Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou no podcast Café com Ferri que vai concentrar sua atuação em Minas Gerais e que não pretende assumir responsabilidades em uma campanha presidencial. Como principal mobilizador digital da direita, sua saída do front nacional reduz capacidade de tração e pressiona ainda mais a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que também não tem empolgado outras lideranças bolsonaristas, como o pastor Silas Malafaia.

Lula preparado para a guerra – “Não podemos ficar sentados quietinhos. Não tem essa mais de Lulinha paz e amor. Essa eleição vai ser uma guerra. E nós vamos ter que estar preparados para ela.” Frase do presidente Lula, em Salvador (BA), na festa dos 46 anos do PT.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.