Coluna

Maguito pode ser o abre alas político de Vilmarzinho e Daniel em Aparecida

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 16 de janeiro de 2023

Líderes políticos como Maguito Vilela (MDB), morto por Covid em janeiro de 2021, tendem a serem referências para gerações que transitam no ofício do debate de ideias, principalmente na política onde viceja poucos estadistas e muitos ‘politiqueiros’. Por isto, nada mais louvável do que homenagear um personagem da vida pública goiana e brasileira, que soube fazer da política, mais do que um exercício de poder, mas sobretudo, pensar o amanhã e executá-lo no seu tempo. Foi munido dessa referência histórica que o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (Patriotas) presta uma homenagem no próximo dia 27, ao ex-prefeito do município, Maguito Vilela. Vilmar vai inaugurar no complexo administrativo do governo de Aparecida, construído por Maguito Vilela, um busto do ex-prefeito. Mais do que uma homenagem, Vilmar Mariano quer deixar para as futuras gerações de homens públicos e da população, um legado de quem soube “amar as pessoas ao fazer o amanhã hoje”. Para a festa de aniversário de Maguito que, se vivo, completaria 74 anos no dia 27 de janeiro. Vilmar quer deixar um legado para as próximas gerações do que foi Maguito: vereador, deputado, governador, senador e prefeito de Aparecida. Óbvio que existe um simbolismo político por trás desta homenagem. Vilmar busca a reeleição e as maiores referências de gestão exitosa em Aparecida, tem dois personagens importantes: Maguito Vilela e Gustavo Mendanha (Patriota). Ao homenagear o ex-prefeito prefeito, por analogia, também alcança Mendanha do qual herdou o mandato de prefeito. Além disso, aproxima de do vice-governador, Daniel Vilela que, por mais cedo que pareça, a partir de agora é expectativa de poder.

Próximo de Daniel

Embora não haja nenhuma declaração oficial, os gestos são de uma aproximação entre o vice-governador Daniel Vilela (MDB) e o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano. O grupo de Daniel acredita que a conquista de Mariano, além de afastar Gustavo Mendanha, resgata o discurso do legado de Maguito em Aparecida.

Continua após a publicidade

Caiado só ‘assuntano’

A expressão que empresta o título da nota, é muito comum no interior de Goiás, principalmente no meio oeste do estado, onde as pessoas respondem, quando indagadas, o que elas acham sobre determinados situações. É assim que o governador Ronaldo Caiado tem se comportado quando o assunto e a reforma do secretariado e o cenário de 2026.

Longe do ideal

A Xadrez pediu uma avaliação sobre o pacote econômico do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), anunciado na quinta-feira (12) à Secretária de Economia de Goiás Cristiane Schmidt. Trata-se de um olhar pessoal de uma acadêmica, professora de economia e não de uma posição de Estado. Resumidamente, Cristiane diz que o pacote de Haddad pode melhorar as contas em 2023, mas “aquém do que precisa ser feito do ponto de vista da sustentabilidade da trajetória de queda da relação Dívida/PIB”.

Atrás de aliados

Por enquanto, o esforço do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ter maioria no Congresso, não fechou a conta, mesmo contemplando as maiores bancas com um naco de poder. Ainda são necessários, aproximadamente, 100 votos para ter segurança na aprovação dos projetos. A ordem é ‘cavar’ esse capital político até o inícios dos trabalhos legislativos.

Aleandro comemora

Pela primeira vez em mais de 20 anos, o município de Santo Antônio do Descoberto consegue ter acesso a convênios. A conquista é do atual prefeito, Aleandro Caldato (UB) que trabalhou “os últimos cinco anos pagando dívidas e renegociando outras junto aos governos estadual e federal”, conta. Aleandro disse que agora vai ampliar os investimentos em obras de infraestrutura na cidade.