Coluna

Maioria das lideranças políticas apoiam mudanças na reforma

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 04 de julho de 2023

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), não está só em sua cruzada para alterar o texto da reforma tributária que, de acordo com estudos do Governo de Goiás, prejudica prefeitos, setores de serviços, incentivos fiscais e os Estados emergentes. Diante de um quadro de incertezas, nesta terça-feira (4), inúmeras lideranças políticas goianas e de outros Estados vão desembarcar em Brasília para reforçar a luta de Caiado. Outros governadores de Estados emergentes também querem alterações no texto da reforma tributária proposta pelo governo do presidente Lula. Assim como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins serão os mais prejudicados por serem exportadores. De acordo com o texto da reforma tributária, a unificação de impostos federais afetaria quase 80% da arrecadação dessas unidades federativas. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é outro que se opõe à criação do Conselho Federativo. Esse colegiado, de acordo com o texto da reforma, que vai gerir o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), imposto a ser criado pela reforma para substituir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e o Imposto sobre Serviços (ISS). Esse último afeta diretamente as receitas dos municípios, portanto, os prefeitos vão pressionar e estão somando forças com o governador Caiado.

Bruno Peixoto apoia a luta de Goiás

O presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto, está entre as principais lideranças políticas de Goiás e da Região Centro-Oeste no apoio ao governador Ronaldo Caiado. Bruno avalia que Caiado está correto ao mobilizar a sociedade goiana, principalmente agentes políticos, como prefeitos, deputados e empresários, em busca de uma reforma tributária justa. “Goiás não pode perder sua capacidade de atrair empresas e paralisar seu ritmo de desenvolvimento econômico e social”, reforça Bruno.

Continua após a publicidade

Entorno presente

Para o prefeito de Valparaíso e presidente da Amab, Pábio Mossoró (MDB), o governador Ronaldo Caiado “pediu aos prefeitos da nossa região e de todo o Estado para irmos a Brasília discutir com os deputados federais da bancada goiana alternativas ao texto da reforma. Claro que vamos atender. É também de nosso interesse”, diz Pábio.

Interesse de todos

Pábio argumenta com os colegas prefeitos da Amab que o interesse não é só do governador, mas também dos municípios. “Como presidente da Amab, convidei todos os associados para participar da reunião com a bancada de Goiás na Câmara.”

Carlão da AGM

Outro que abriu frente para mobilizar os prefeitos foi o prefeito de Goianira e presidente da AGM, Carlão da Fox. Ele acionou o grupo de WhatsApp dos prefeitos convidando a todos para irem a Brasília nesta terça-feira (4).

Vilmar Mariano…

… soma forças com novos aliados e remanejamento da equipe. Nesta segunda-feira (4), ele empossou sete secretários, sendo dois deles novos na equipe. Para os críticos que achavam que ele era carta fora do jogo, agora tem um leque de partidos apoiando seu projeto de reeleição. (Especial para O Hoje)