quinta-feira, 25 de junho de 2026

Maioria dos goianos estão distantes do debate eleitoral

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 5 de junho de 2026
Maioria dos goianos estão  distantes do debate eleitoral
Ilustração: Takeshi Gondo

Daqui a 120 dias, os mais de 5 milhões de eleitores goianos que estão aptos a votarem, vão escolher o governador, dois senadores, 17 deputados federais e 41 estaduais. Mas, até o momento, pouco se ouve falar nesses pretendentes a representantes da população. Suas aparições estão restritas aos escassos noticiários políticos e nas redes sociais de apoiadores. O cidadão-eleitor, maior responsável por elegê-los, permanece alheio ao que eles dizem. A exceção fica por conta do governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB) , que, por dever de ofício em gerir a gestão do estado, acaba por se beneficiar indiretamente do cargo para seus recados políticos de pré-candidato.

Quanto aos pré-candidatos de oposição, até agora restritos ao ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e ao senador Wilder Morais (PL), tem estratégias e agendas distintas. Marconi gasta sola de tênis e sapato em suas andanças pelo interior, com foco em lideranças que estão fora do poder. Muitos desses contatos são de antigos aliados ou líderes que foram derrotados pela base caiadista-Daniel Vilela. Já o senador Wilder Morais, devido a sua atividade parlamentar que exige presença no Senado de terça-feira à quinta-feira, centra suas conversas políticas, contatos e reuniões no interior e em Goiânia

Wilder tem sido cobrado para dar mais entrevistas e “botar a cara na mídia”, no entanto, sua estratégia é a discrição. Aos críticos que cobram mais sua ausência midiática, responde que “não está desempregado”, portanto, sua atividade é o Senado e política restrita a eventos nos finais de semana. Comportamento parecido ao de Marconi que tem utilizado muito as redes sociais para divulgar seus eventos. Sobre a cobrança que deixou de criticar o governo, Marconi responde que, dá um tempo ao governador Daniel Vilela, mas, de acordo com aliados, tem um bom arsenal de argumentos críticos à gestão dele e de Caiado. Desse modo, ainda vai demorar para se saber quem é realmente o favorito para vencer a corrida ao Palácio das Esmeraldas. Pode haver surpresas!

Celina e um dia de cada

Até os adversários politicos reconhecem a luta da governadora do DF, Celina Leão, para resgatar a liquidez do Banco Regional de Brasília (BRB). Nunca é exagero afirmar que, a cada dia, um desafio a ser vencido e, o último, é o projeto de lei que está na Câmara Legislativa para ser votado e dar respaldo jurídico ao empréstimo de R$ 6,6 bilhões ao BRB. “É simplesmente pegar aquilo que foi acordado no Supremo e levar para a Câmara Distrital para ter o aval dos deputados”, sintetiza Celina. Agora é o momento de saber quem está a favor dos interesses do DF e os que jogam contra.

Caiado sobe o tom

A participação de Ronaldo Caiado (PSD) no podcast IronTalks, expôs a dificuldade dele em crescer nas pesquisas. Muito assertivo nas respostas e, como é de sua personalidade, bate duro na defesa de suas ideias e não poupa críticas ao governo Lula. Os bolsonaristas reagiram mal com a eloquência de Caiado, mas o centro repercutiu positivamente. No entanto, o desafio ainda é ultrapassar Renan Santos (Missão).

Mestre Darlan

O Papo Xadrez desta quinta-feira (4), podcast do grupo O Hoje, conversou com o escritor e especialista em marketing digital, Darlan Campos. Autor de vários livros, sendo o mais recente, Planejamento e Estratégia de Campanha Eleitoral, aborda conceitos que a maioria dos políticos deveriam saber. A íntegra da conversa está no canal do O Hoje no YouTube e o resumo na edição impressa desta sexta-feira (5).

PV mira Senado

O advogado Ricardo Dias, de 60 anos, entrou na disputa pelo. O ex-procurador-geral da Prefeitura de Goiânia é o indicado do PV para a chapa majoritária da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e o próprio PV. Em tempo: ele é irmão do sociólogo e jornalista Renato Dias.

Condenado 100% – Pelo histórico de condenações da Primeira Turma do STF composta por Cármen Lúcia, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, o ex-deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), já está condenado à pena máxima. Alguém duvida?

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.