Marconi deve passar comando do PSDB-DF para aliado de Ibaneis
Desde quando o senador Izalci Lucas deixou o PSDB do Distrito Federal em março, o presidente nacional da legenda, ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, tem recebido propostas de grupos locais interessados em assumir o partido. No entanto, Marconi dá mostras que avançou nas negociações com o aliado e fiel escudeiro do governador Ibaneis Rocha inclinado […]
Desde quando o senador Izalci Lucas deixou o PSDB do Distrito Federal em março, o presidente nacional da legenda, ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, tem recebido propostas de grupos locais interessados em assumir o partido. No entanto, Marconi dá mostras que avançou nas negociações com o aliado e fiel escudeiro do governador Ibaneis Rocha inclinado a entregar a legenda para Sandro Avelar, um aliado fiel do governador Ibaneis Rocha (MDB). Junto com Avelar, a ex-vice-governadora Maria de Lourdes Abadia, tucana histórica que havia deixado a legenda por divergências com Izalci. Outro da ‘velha guarda’ da política brasiliense, ministro aposentado e ex-senador, Valmir Campelo, entre outras lideranças que foram do PSDB para reforçar o novo time dos tucanos. Mas surgem críticas sobre a ‘renovação’ do PSDB no DF: “Trocou seis por meia dúzia, ou seja, Izalci por Ibaneis”, diz um deputado distrital. Os ‘veteranos’ que se somam à legenda, passam a ideia que não se trata de um “puxadinho do MDB” e sim, uma nova perspectiva para 2026. Outra especulação aponta que Ibaneis e o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), se estranharam muitas vezes e que, se precisar, o governador terá uma legenda para abrigá-lo como candidato ao Senador em 2026.
Planos de fusão e federação
Em uma entrevista ao programa ‘Direto ao Ponto’, da Jovem Pan, Marconi revelou que as conversas com o Solidariedade para uma fusão, deve ser celebrada após as eleições municipais. “Temos mantido conversas com o
PDT e Podemos. Seria triste um partido como o PSDB se definhar por falta de quadros, por isso a importância de fusões com outras legendas”. De acordo com pessoas próximas de Marconi, seu pragmatismo quer mostrar um PSDB menos paulista e mais Brasil.
Leréia minerador
O prefeito de Minaçu, Carlos Leréia (PSDB) será um dos palestrantes da 9ª edição do seminário “Mineração &/X Comunidades”, que será realizada em Belo Horizonte, nos dias 18 e 19 de junho, no auditório da FIEMG.
Este ano, o tema central do evento será: “É possível harmonizar interesses? Ainda o “X” da questão”, reunirá representantes de empresas, de entidades e especialistas para discutir vários temas sobre mineração.
Wilder reforça…
…convite para a agenda oficial do ex-presidente Jair Bolsonaro a Goiás nos dias 17, 18 e 19 de junho em cinco municípios goianos. Bolsonaro será acompanhado pelo senador Wilder Morais, pré-candidato a prefeito, Gustavo Gayer (Goiânia), Professor Alcides (Aparecida), Márcio Corrêa (Anápolis), Lissauer Vieira (Rio Verde) e Geneilton Assim (Jataí).
Vices do Entorno
Mais dois nomes do Entorno de Brasília entram na lista de cotados para a vaga de vice na chapa para governador de Goiás de Daniel Vilela (MDB): deputado federal Célio Silveira (MDB) – se escolhido, migra para outra legenda da base – e o prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL). É o mesmo caso do Célio. Teria que mudar para um partido aliado da base caiadista.
Rio Verde
Os vereadores do PSB de Rio Verde, Elvis do Hospital dos Brinquedos e Ronaldinho Cruvinel, vão ser julgados nesta segunda-feira (17) no TRE-GO e podem perder os mandatos. A ação tem como denúncia fraude na cota de gênero na eleição de 2020. Se eles forem afastados será um desfalque para o pré-candidato a prefeito, Karlos Cabral (PSB).