Coluna

Marussa mostra força política junto a Daniel Vilela e Baleia Rossi

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 24 de agosto de 2023

Nem os ataques sistemáticos do grupo político do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (União), contra a deputada federal Marussa Boldrin (MDB) devido à sua resistência em se aliar ao prefeito, conseguiram diminuir sua importância na legenda. Nesta quinta-feira (24), o presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi (SP), e o regional, vice-governador Daniel Vilela, participam da inauguração, às 10h, do escritório político da deputada em Goiânia. Além de lideranças do Sudoeste e de Rio Verde, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR), e o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, também reforçam o apoio a Marussa. O gesto de Daniel, Baleia Rossi e Lupion é interpretado como um desagravo político devido à virulência que apoiadores de Paulo do Vale e parte da mídia rioverdense tratam a deputada. Chegaram a publicar que ela está longe de seus eleitores, sem prestígio na cúpula do partido e isolada. Não é o que o gesto de Daniel Vilela, Baleia Rossi, Pedro Lupion e lideranças de várias partes do Estado mostraram ao atender o convite para a inauguração do escritório político em Goiânia. Estas presenças desmentem a campanha de ‘desconstrução’ da liderança de Marussa.

Não existe unanimidade na política

Experiente e calejado nos embates eleitorais, o governador Ronaldo Caiado tem evitado entrar em desavenças paroquiais nos municípios. Por estar fora da disputa eleitoral no Estado em 2026, o máximo que pode fazer é apaziguar os ânimos e deixar as negociações com Daniel Vilela, afinal, será ele o maestro que vai tocar a eleição para governador.

Continua após a publicidade

Lira pragmático

A lenda urbana que circula em Brasília relata que os governos mudam, mas o Centrão continua governo. PP e Republicanos nunca foram oposição ao mandatário da vez, afinal, sua natureza é o poder e não será agora que vão ser oposição. Esse é o pragmatismo que move o presidente da Câmara, Athur Lira (PP-AL). 

Nordeste, a bússola

Tanto o Republicanos quanto o PP concentram o grosso do eleitorado no Nordeste e Sudeste, regiões que o PT tem influência para defenestrar adversários e Lira, assim como Marcos Pereira, passa ao largo de um confronto com o PT, principalmente no Nordeste.

PSDB em Brasília

Nesta quinta-feira (24), o anêmico PSDB tem reunião liderada pelo presidente nacional da legenda e governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. A ideia é construir uma linha de atuação da legenda sobre o momento em que o País atravessa. Sem uma proposta que empolgue, dificilmente os tucanos vão alçar voos mais longos.

Chá de cadeira

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) está mascando marimbondo de fogo com o relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga (MDB-AM). Ele já deu dois chás de cadeira no grupo liderado pelo deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), que busca garantir no texto, acrescentados pela primeira votação na Câmara.

Passagem cara

A secretária do Entorno, Maria Caroline Fleury, esforça para encontrar uma saída junto à ANTT para mais um aumento nas passagens de ônibus no Entorno de Brasília. O deputado estadual por Águas Lindas, Anderson Teodoro (Avante), propõe que os governos de Goiás, DF e Federal subsidiem as passagens.

Novo estudo

A secretária do Entorno, Maria Caroline, acompanha estudo feito pela ANTT sobre os gastos com o transporte. Assim que o estudo ficar pronto, é possível haver uma redução. (Especial para O Hoje)