Coluna

MDB quer Daniel e Luiz do Carmo na chapa de Caiado

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 16 de julho de 2021

A eventual aliança entre o MDB e o Democratas, para as eleições de 2022, tem sinais claros de que vai se consolidar, a julgar pelo posicionamento de lideranças dos dois partidos. Antes resistente, o presidente emedebista Daniel Vilela agora fala a mesma língua de Iris Rezende, na ala corrente que defende apoio à reeleição de Ronaldo Caiado. Já é consenso a indicação de Daniel para a vaga de vice na chapa majoritária, caso a composição política seja consolidada. Tem um porém. O presidente da AGM, Carlão da Fox (DEM), e o da AGM, Haroldo Naves (MDB), defendem o nome do senado Luiz do Carmo, na chapa, para disputar a reeleição. Carmo, então suplente, assumiu mandato em janeiro de 2019, com a vitória de Caiado ao governo. 

Alerta  

Essa articulação do MDB acendeu sinal amarelo no PSD, que pleiteia vaga para o secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles, que se filiou ao partido, de olho no Senado por Goiás. 

Continua após a publicidade

Com Meirelles 

Em entrevista ao O Hoje News, o presidente do PSD em Goiás, Vilmar Rocha, revelou que a estratégia inicial do partido é lançar candidato a governador. Mas admitiu dificuldade e adiantou que a sigla estará na chapa majoritária governista, com Henrique Meirelles. 

À direta 

Em evento em Anápolis, o deputado federal Major Vitor Hugo (PSL), que tenta viabilizar políticos de direita, para concorrer às eleições de 2022, numa chama majoritária, teceu elogios ao governador Ronaldo Caiado. Mas continua focado em 2022. 

Pacote 

Os deputados, que voltam hoje ao plenário da Alego, em autoconvocação, vão se debruçar sobre cinco projetos que fazem parte do pacote que Ronaldo Caiado. Um deles estabelece regras para uso de recursos da Lei Aldir Blanc. 

Recado direto 

Ao assinar memorando para implantação do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária, em Anápolis, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, destacou avanços do governo de Jair Bolsonaro e enfatizou que o Brasil não merece retrocesso. Sem citar nomes, mas parecia uma indireta ao PT. 

Deficitárias   

Por registrar déficits em suas finanças, o governo vai repassar recursos à Agehab, Goiás Telecom, Iquego e Metrobus. O projeto que prevê o repasse faz parte do pacote de projetos do Executivo que serão apreciados durante a autoconvocação na Alego. 

Com folga 

Com votos do PSDB e do MDB, a base aliada na Alego se fortalece e dá fôlego ao governo na votação de matérias, sem a necessidade de “caçar” deputado para votar em plenário. 

Prioridade  

Criança que vive com ou com o pai ou com a mãe, terá prioridade nas vagas dos CMEIs de Goiânia, como prevê projeto aprovado da vereadora Aava Santiago (PSDB), e que vai à sanção do prefeito. 

CURTAS 

– Sob a alegação de que o seu suplente, Milton Mercêz (Patriota), demitiria a sua equipe no Senado, Jorge Kajuru (Podemos) desistiu de renunciar ao mandato.