Coluna

Mendanha ainda não encontrou o ‘norte’ de sua pré-campanha

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 14 de abril de 2022

Festejado como um gestor moderno e inovador, o agora ex-prefeito de Aparecida e pré-candidato ao Governo de Goiás, Gustavo Mendanha (Patriotas) ainda não encontrou o ‘norte’ para guiar os passos de sua campanha. Com poucos aliados e sem lideranças com densidade eleitoral nos municípios e, para piorar, sem tempo de TV, a solução será colocar o pé na estrada. Por enquanto, sua agenda está restrita a articulações e conversas. Para prefeitos e vereadores ouvidos pela Xadrez, o maior desafio será visitar pelo menos umas 150 cidades dos 246 municípios do estado. Caso Marconi Perillo (PSDB) venha a disputar o Palácio das Esmeraldas, a situação de Mendanha tende a piorar no quesito aliados pois terá que garimpar votos em meio a dois experientes políticos: Ronaldo Caiado e Marconi Perillo.

Estrela apagada

O ex-juiz e ministro da Justiça, Sérgio Moro precisa de um banho de descarrego com sal grosso. Deixou o Podemos e migrou para o União Brasil na esperança de ser abrigado como pré-candidato a presidente pelo partido, mas foi expurgado. Agora, para sepultar de vez o sonho, o presidente do UB, Luciano Bivar anuncia que a vaga é dele. É muito dissabor para uma outrora estrela cadente.

Continua após a publicidade

‘Curinga’ na Secom

Todo governo tem seu ‘Curinga’ e o de Ronaldo Caiado (UB) é o executivo Adriano Rocha Lima. Ele sabe tudo sobre o dia a dia da máquina burocrática e o mais importante: é homem de confiança de Caiado. Ao ser indicado para a Secretaria de Comunicação no lugar do pesquisador e publicitário, Gean Carvalho não causou surpresas ao mercado editorial e político.

“Estou fora”

Circula nos meios políticos do Distrito Federal a informação que a mulher do mega empresário, Paulo Octávio e presidente do PSD local, Anna Christina Kubitschek poderá ser indicada vice na chapa do governador Ibaneis Rocha (MDB). A coluna conversou com PO – como é conhecido politicamente – que prontamente desmentiu que tenha feito qualquer articulação nesse sentido. “Sou pré-candidato ao Senado e essa especulação não partiu de mim ou do meu grupo. Estou fora dessa”.

Apoio evangélico

A neta de JK, Anna Christina Kubitschek conta com o apoio do segmento evangélico e está na base de Ibaneis Rocha. O problema é que o PSD comandado pelo marido Paulo Octavio, também tem o filho mais velho, André Octávio na disputa para uma vaga na Câmara Federal.

Raízes

Pré-candidata a deputada estadual, a vereadora e presidente do PSDB em Goiânia, Aava Santiago se encontrou com o ex-governador José Eliton (PSB). 

Opor-se

Para a vereadora, a intenção do encontro é construir políticas públicas que vão na contramão do que ela classifica como “desgoverno” do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Curtas

A responsabilidade pelo segundo adiamento da prestação de contas da secretária de Economia, Cristiane Schmidt, partiu da Alego e não da titular da pasta, conforme publicado pela Xadrez na quarta-feira.