Coluna

Mendanha diz que Caiado copia suas ideias de governo

Publicado por: Redação | Postado em: 02 de julho de 2022

A beleza da democracia está na alternância de poder com novas expectativas que melhore a qualidade de vida e promova o desenvolvimento por meio de políticas públicas. O cidadão-eleitor é a garantia que haverá pluralidade de ideias e conceitos novos na gestão. Esta é a síntese do que pensa o pré-candidato a governador, Gustavo Mendanha (Patriota) e que ele prega em suas andanças pelo estado. No entanto, os oponentes políticos também utilizam a pluralidade de ideias para desconstruir o discurso do outro. É justamente isso que Mendanha falou nesta sexta-feira (1º) em sua agenda no nordeste goiano. “Estou feliz por ter defendido em minhas reuniões com lideranças políticas que deveríamos reduzir a carga tributária do nosso estado. Argumentei que sobre rever algumas alíquotas pois existe perda de competividade para outras unidades da federação. Fiquei honrado quando o governador Ronaldo Caiado nos copiou e anunciou a redução do Protege de 15 para 10%”. E arremata ironizado o governador: “Mesmo antes de conquistar o Palácio das Esmeraldas já conseguimos fazer a máquina pública melhorar”.

Ainda não empolga

Ao entrar no terceiro mês que antecede a eleição do primeiro turno, a população de um modo geral não tem dado importância às movimentações dos pré-candidatos ao Governo de Goiás, Alego e o Congresso. As discussões ainda estão restritas à polarização Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pesquisas recentes mostram que existe um grande número de cidadãos repletos de incertezas sobre suas opções de votos.

Continua após a publicidade

Hildo ‘Do Baldy’

O pré-candidato ao Senado, Alexandre Baldy (Progressistas) desfalcou o rival João Campos em Águas Lindas, importante colégio do Entorno ao conquistar o apoio do ex-prefeito, Hildo do Candango (Republicanos). Trata-se de uma liderança importante do chamado Entorno Norte e mostra que João Campos ‘rachou’ a legenda.

Casa do adversário

Neste sábado (2), o PSDB realiza mais um ‘Desperta Goiás’ em Valparaíso, casa do prefeito Pábio Mossoró (MDB), adversário renhido da deputada estadual, Lêda Borges (PSDB) e também dela. Mossoró é um ex-tucano e ativo aliado de Ronaldo Caiado (UB) na região, por sua vez, Lêda — que disputa vaga na Câmara Federal —, é a mais aguerrida crítica do governador e aliada de Marconi Perillo.

Cotas de gênero

A Xadrez consultou o advogado especialista em Direito eleitoral, Paulo Goyaz sobre as cotas para mulheres, negros e Lgbtqip+a. Diz ele: “Os 30% determinados pela resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é destinado às mulheres e negros. Quanto à cotas para Lgbtqip+a fica a critério dos partidos conceder ou não”.

Agro quer mais

O vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola, José Mário Schreiner, comemora os R$ 340,8 bilhões em recursos para financiar o agro. Ele quer mais: garantir no orçamento de 2023, R$ 2 bilhões para o programa de Subvenção ao Seguro Rural (PSR). “Temos visto cada vez mais problemas climáticos, com secas e chuvas, e precisaremos assegurar pelo menos o que conseguimos no ano passado, em torno de 14 milhões de hectares”.

Efeito cascata

Mais três estados anunciaram nesta sexta-feira (1º), redução nas alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para a gasolina, energia elétrica e serviços de comunicação. Nada como ano eleitoral para o anúncio de bondades à população.