Coluna

Mendanha, o ex-prefeito: o que restou do pré-candidato

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 02 de abril de 2022

Às portas do Patriota, com filiação no sábado, o agora ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, entrou na disputa eleitoral mais fraco do que quando colocou na cabeça que queria ser governador. Cercado pelo poderio do seu maior oponente, Ronaldo Caiado (UB), que vai à reeleição, Mendanha renunciou ao cargo sem a presença de sua principal aliada, a deputada federal Magda Moffato, casada com o presidente do PL em Goiás, Flávio Canedo. Embora tenha quase se ajoelhado diante de Bolsonaro em busca de apadrinhamento no PL, a sigla optou pelo deputado Vitor Hugo, o homem do presidente em Goiás. De qualquer forma, Mendanha, mesmo no Patriota, aguarda pesquisas que podem revelar o fracasso eleitoral de Vitor Hugo e, com isso, convencer o presidente a apoiá-lo, pelo menos, no segundo turno.

Via única

Tudo indica que a polarização Lula-Bolsonaro vai ao segundo turno quando, eventualmente, Caiado e Mendanha podem disputar pelo primeiro e segundo lugar em Goiás. Com isso, Bolsonaro fica à vontade, com dois palanques por aqui.

Continua após a publicidade

Lado a lado

O senador Luiz do Carmo, irmão do todo-poderoso bispo Oídes do Carmo, não abriu mão de disputar a reeleição ao Senado e, para isso, filiou-se ao PSC, partido que não desgruda de Caiado.

E aí?

O senador Vanderlan Cardoso (PSD) gabou-se de ter conseguido levar o presidente da Alego, Lissauer Vieira, para a sigla da qual faz parte. De qualquer forma, Vieira é uma incógnita: não se sabe o seu destino político na sigla.

Puxão de orelha

O deputado federal Elias Vaz (PSB) criticou a Triunfo Concebra após a concessionária anunciar aumento na tarifa. “Não cumpre o contrato, as estradas estão em más condições e, de presente, a empresa ainda ganha aumento. É vergonhosa essa situação”, disse.

Socorro

Em resposta ao anúncio do aumento, o deputado estadual Alysson Lima (Solidariedade) entrou com uma representação no Ministério Público Federal contra a Triunfo Concebra.

“Tamo junto”

Em defesa do deputado federal Daniel Silveira (PTB), a deputada Magda Mofatto (PL) divulgou um vídeo em que diz que vai ‘labutar’ para livrar o colega das garras do STF, que ordenou uso de tornozeleira eletrônica por causa de comentários contra a Suprema Corte.

Curta

Rogério Cruz flexibilizou na sexta-feira (1º) o uso de máscaras em ambientes fechados de Goiânia, tornando-o facultativo.