Coluna

Mendanha se consolida pelo Oeste goiano com dissidentes

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 17 de junho de 2022

A caravana de Gustavo Mendanha (Patriota) no Oeste goiano foi marcada pela presença de dissidentes partidários. O pré-candidato ao governo de Goiás percorreu uma série de municípios na região nesta quinta-feira (16).  Um dos desafios impostos à Mendanha para viabilizar o projeto de oposição ao governador Ronaldo Caiado era mostrar força política e angariar novos apoiadores.  Para isso, tem uma aliada forte: a deputada federal Magda Mofatto (PL). Mendanha percorreu cinco cidades em um único dia. Em Caiapônia, Piranhas, Bom Jardim se reuniu com lideranças. Já em Doverlândia, Gustavo recebeu uma Moção de Aplausos proposta pelo vereador do Progressistas, Manoel Menezes, com apoio de Hércules Romano (PDT).

Promessa

Em Caiapônia, Mendanha afirmou que vai vai percorrer, caso chegue ao Palácio das Esmeraldas, todo o Estado durante os quatro anos. “Não serei governador copa do mundo”.

Dilema Arruda

O ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (PL) vive um dilema: candidatar-se para governador e comprar uma baita briga com o aliado e atual mandatário do DF, Ibaneis Rocha (MDB) ou reforçar a pré-campanha da mulher Flávia Arruda (PL) na corrida para o Senado.

“Puxadinho” eleitoral

As Excelências na Câmara Federal devem votar na próxima terça-feira (21), mais um “puxadinho eleitoral” propondo emenda constitucional para manter a diferença de alíquota entre o etanol e a gasolina. Sabe como é: eleitor irritado tende a votar com raiva, principalmente o classe média que abastece o carro.

Ração cara

Goiás está entre os maiores produtores de milho do País e com a guerra entre Rússia e Ucrânia, os chineses que há muito tempo não fazia grandes compras do grão brasileiro, encomendou 400 mil toneladas de milho do Brasil. Isto significa que vai impactar no custo da ração no mercado interno, principalmente na produção de rações.

Casa do ex-aliado

Iporá, principal cidade do oeste goiano foi palco de mais um encontro do PSDB na terça-feira (14) e reuniu lideranças de 14 municípios. Esta cidade tem um simbolismo político já que o prefeito é um ex-tucano que após a derrota de 2018, tornou-se crítico de Ronaldo Caiado, mas agora é “caiadista de carteirinha”.

“Lugar nenhum”

Presidente do União Brasil, Luciano Bivar reafirma o que tem dito em muitas entrevistas: a chamada terceira via está “pulverizada e não vai a lugar nenhum”. Mesmo não acreditando numa virada, Bivar vai manter a pré-candidatura a presidente da República para ajudar a consolidar o partido nos estados.

Mais um aliado

Wellington Dias (PSD), genro do coordenador da pré-campanha de Caiado em Morrinhos, Rogério Trancoso, declarou publicamente apoio à pré-candidatura ao Senado de Alexandre Baldy (PP).

Poderoso por lá

Dias é presidente da Câmara de Vereadores do município e levou junto o ‘respaldo’ para o pré-candidato ao Senado pelo Progressistas a maioria dos parlamentares da Casa.

Curta

O apoio pode indício de aliança entre Caiado e Baldy ou gerar um desconforto.

Compartilhe: