Coluna

Mendanhistas desconfiam que Marconi montou uma estratégia

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 13 de agosto de 2022

A política é um vetor imprescindível na conquista de melhorias na vida dos cidadãos, quer na prestação de serviços, geração de empregos, renda ou na qualidade de vida onde aglomera a população. Mas, como toda atividade humana, tem seus pontos nevrálgicos que podem interferir na trajetória de quem busca servir o cidadão. A polêmica que o PSDB e o Patriota tem protagonizado nos últimos dias, é um exemplo desse nervo sensível que não provoca dor, mas em compensação, muito alarido sobre quem foi desleal ou quem está a serviço do adversário. Os Mendanhistas juram que Marconi Perillo ao desistir da disputa para o Governo de Goiás, anunciar que caminha rumo ao Senado e liberar os tucanos para “apoiar quer quiser”, faz parte de uma estratégia de Marconi para dividir a oposição, principalmente enfraquecer Gustavo Mendanha (Patriota). Tanto do lado de Caiado quanto do ex-governador, o consenso é que, “bateu desespero em Mendanha” ao tentar ‘colar’ a imagem de divisionista do tucano em favor de Caiado. O incomoda Mendanha/Jorcelino Braga é a revoada de tucanos pousando no Palácio das Esmeraldas, mas o vídeo que o prefeito de Minaçu, Carlos Alberto Leréia (PSDB) divulgou atacando Mendanha, diz tudo sobre a realidade política.

Reforço a Vilmar

Candidato ao Senado do PSD, Vilmar Rocha recebeu um reforço e tanto do presidente do ministério apostólico “Luz Para os Povos”, pastor Sinomar Silveira. Ele disse a Vilmar que vai apoiar sua busca ao Senado e, além disso, vai procurar as igrejas independentes para somar mais aliados. O senatoriável também visitou a filha de Iris Rezende na sexta-feira (12), mas de acordo com ele, foi uma visita de cortesia.

Continua após a publicidade

Baldy agregador

 ‘Comendo pelas beiradas’ como se diz no jargão popular, Alexandre Baldy (Progressistas) segue o script traçado por ele desde o ano passado na construção de alianças políticas. A região do Entorno de Brasília, ele praticamente fechou parcerias com vereadores e lideranças expressivas que apoiam sua candidatura ao Senado. “A maioria são pessoas que me conhecem desde a época em que fui ministro das Cidades. Nesse período ajudei muitos os municípios da região, principalmente em infraestrutura. Me sinto em casa”, contou à Xadrez.

Será possível?

O que não faltam são buchichos políticos em ano eleitoral e um deles desperta a curiosidade dos mais atentos. Trata-se de uma especulação sobre a possível adesão da deputada estadual e agora candidata a federal, Lêda Borges (PSDB) à reeleição do governador Ronaldo Caiado (UB).

Lêda federal

“Fico lisonjeada em ser lembrada como uma possível apoiadora da reeleição de Ronaldo Caiado, mas meu foco neste momento, é minha candidatura a deputada federal. Depois que Marconi Perillo desistiu da disputa ao governo, não pensei em nenhum candidato para apoiar”, respondeu à Xadrez. No ano passado, Lêda foi lembrada para ser vice de Gustavo Mendanha, mas o PSDB foi vetado. Indicativo que ela é uma liderança agregadora de votos.

Propaganda eleitoral

A partir desta terça-feira (16), a população passa a ter mais contato com os pretendentes a deputados estaduais, federais, senador, governador e presidente da República. A propaganda eleitoral será liberada e em 26 de agosto, começa o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.