Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Coluna

Missão do senador Izalci é fazer do DF vitrine nacional do PSDB

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 06 de dezembro de 2023

Após mais de uma década empunhando solitariamente a bandeira do PSDB no Distrito Federal, o senador Izalci Lucas (DF) recebe do novo presidente nacional da legenda, o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, a missão de transformar o partido da Capital da República numa vitrine nacional. Esta nova estratégia desloca a visibilidade midiática do eixo Rio-São Paulo para Brasília, afinal, é para onde convergem as decisões mais importantes que vão impactar na vida dos brasileiros. Soma-se a esta decisão o fato de que a maioria dos veículos de comunicação estão instalados em Brasília, portanto, uma caixa de ressonância que verbera no País e no exterior. Mas, paralelamente, o senador Izalci cuida de seu reduto eleitoral e amplia a presença do partido em todas as Regiões Administrativas (RAs). Este plano de reestruturação está quase pronto e vai capacitar todas as 35 RAs com 19 zonas e 16 executivas regionais. No entanto, este protagonismo desperta a atenção dos adversários políticos, que percebem neste movimento de Izalci a pavimentação da rota rumo ao Palácio do Buriti em 2026. Para analistas da cena política do Distrito Federal, a leitura é que a vice-governadora Celina Leão (PP), anunciada antecipadamente pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) como sua sucessora natural, passa a ter um concorrente forte, com bom trânsito na direita, centro e centro-esquerda e que tende a ameaçar seu favoritismo na disputa para o governo em 2026.

Damares governadora? “Tô fora!”

Vez ou outra o nome da senadora do Distrito Federal, Damares Alves (Republicanos), é mencionado como possível candidata ao GDF em 2026, mas, de acordo com pessoas próximas a ela, a resposta sobre o assunto é esta: “Estou fora! Me tirem dessa”. Damares é amiga tipo ‘unha e carne’ da vice-governadora Celina Leão (PP), as duas evangélicas.

Continua após a publicidade

Café com o poder

Nesta terça-feira (5), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu a mídia goiana para o tradicional “Café da manhã com jornalistas”, que acontece todo final de ano. Descontraído, Caiado ressaltou a importância da mídia em informar os cidadãos sobre as ações e os desafios da gestão. “O governo faz muito, mas não tem como fazer tudo diante de tantos problemas”, sublinhou Caiado.

Investir Valparaíso

De acordo com dados da Junta Comercial de Goiás (Juceg), Valparaíso de Goiás está entre as cinco maiores cidades de Goiás que contribuíram na abertura de empresas no início do ano. Valparaíso ultrapassou até a centenária Luziânia, que ficou em sexto lugar.

Políticas públicas

“Nenhum empreendedor instala empresa em município sem infraestrutura e que não tem qualidade de vida. Nossa gestão trabalha com políticas públicas para que Valparaíso seja um bom lugar para morar, criar família, trabalhar e empreender”, atesta o prefeito Pábio Mossoró sobre o ranking de empresas elaborado pela Juceg.

Balanço Faeg

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (7), a partir das 8h, a Faeg faz um balanço do panorama do agronegócio goiano em 2023 e as perspectivas para 2024.

Trabalhômetro

A Equatorial Goiás lançou no País o Trabalhômetro — https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/ —, plataforma que permite acompanhar ações para recuperar a rede de distribuição por meio de novas obras, manutenções, substituição de equipamentos, inspeções e revitalizações da rede em todo o Estado. (Especial para O Hoje)