Coluna

Modo Caiado de governar fortalece a direita em 2026

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 08 de janeiro de 2024

Sustentado no tripé austeridade, segurança e bem-estar social, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), conquista mais um degrau na escalada para consolidar seu nome na disputa a presidente da República em 2026. A divulgação nesta sexta-feira (5) da Pesquisa AtlasIntel aponta o governador Caiado em primeiro lugar entre os 27 governadores do País com 72% de avaliação positiva entre os goianos. Quem acompanha a trajetória política de Caiado sabe que ele “não joga para a plateia”, ou seja, defende suas ideias com veemência, sem meias palavras. Os goianos conhecem seu estilo assertivo e, agora, também os brasileiros perceberam que Caiado não esconde seus valores conservadores, suas origens e muito menos usa narrativas acadêmicas para ludibriar a população, principalmente aqueles que mais necessitam da ação do poder público. Esse é o modo Caiado “Made in Goiás” de governar que o restante do País começa a descobrir. Essa nova direita civilizada existe, defende a democracia e respeita a pluralidade de ideias. Somam-se aos valores democráticos de Caiado a defesa da propriedade, segurança dos cidadãos, educação de qualidade e um liberalismo econômico social. Mesmo faltando três anos para a eleição de 2026, o governador goiano sabe que precisa ir além do apoio dos goianos. O desafio não é pouco, considerando que existe uma eleição municipal este ano. Caiado terá que arbitrar rusgas paroquiais nos municípios para manter sua base política unida e marcar presença no cenário nacional.

SD, fiel escudeiro de Rogério

Contrariando a maioria dos formadores de opinião que dão o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), fora do segundo turno em 6 de outubro, o Solidariedade, comandado em Goiás pelo experiente Denes Pereira, aposta na vitória do prefeito. Denes articula novas filiações ao SD e caminha para ser o fiel escudeiro do prefeito na Câmara de Vereadores.

Continua após a publicidade

Canteiro de obras

“Goiânia nunca viu tantas grandes obras como na gestão do prefeito Rogério. Viadutos, trânsito inteligente, obras de infraestrutura e qualidade de vida na periferia. Este será o legado de Rogério”, conta Denes, que também é secretário de Infraestrutura do município.

Alianças à vista

Este mês de janeiro, com o recesso do Congresso e da Alego, as conversas entre os pré-candidatos a prefeito de Goiânia e também no interior vão ser sobre alianças, mas na Capital tem como objetivo o maior tempo no horário eleitoral no rádio e na TV.

Foco em Ibaneis

O MDB no Distrito Federal, assim como em Goiás, sabe que o PL será o maior adversário em 2026. No caso do DF, o PL mira no governador Ibaneis Rocha, que anunciou que irá disputar o Senado. O PL avisou que não tem compromisso com ele, assim, pode esperar que o PL deve lançar candidato ao governo e Senado.

Marconi bombeiro

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, tem agido mais como bombeiro do que propriamente em costurar alianças e atrais novos nomes para o tucanato. São Paulo tem sido uma pedra por conta das divergências e resquícios da era João Doria e Eduardo Leite. Tem muito incêndio no ninho tucano, principalmente entre os paulistas.

Convenção de SP

Na última reunião em São Paulo, Marconi pediu a todos que ajudassem a reorganizar a legenda e evitar mais divisões. O tucano mor disse que a convenção estadual paulista será na primeira semana de fevereiro e quer que todos cheguem unidos. Tarefa para Hércules. (Especial para O Hoje)