Coluna

Movimento de bastidores quer Mendanha e Vitor Hugo juntos

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 02 de junho de 2022

A visita do presidente Jair Bolsonaro na festa dos 127 anos de Jataí, no sudoeste goiano, além do reforço eleitoral à pré-candidatura ao governo de Goiás do afilhado Vitor Hugo, tem um simbolismo político que não pode ser descartado. Na mesma semana, dias antes de Bolsonaro, outro aliado do presidente, Gustavo Mendanha (Patriota), também sassaricou por lá. A coincidência ou não foi o bastante para aguçar a imaginação dos apoiadores de ambos de que o presidente gostaria de ter os dois na mesma chapa. A Xadrez ouviu gente próxima a Bolsonaro que vê a possível união com musculatura suficiente para chegar ao segundo turno. De fato, o agro e os evangélicos representam a maioria dos votos do presidente. O problema é a fogueira de vaidades que impede a negociação. Outro entrave: o que fazer com o compromisso de Vitor Hugo com Wilder Morais que abriu a vaga na chapa para ele disputar o Senado? Outra avaliação é que os apoios a Vitor Hugo são “bolhas” localizadas e não têm como Bolsonaro ampliá-las em aparições relâmpagos.

Técnico-político

O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel Santana tem desempenhado um papel político de interlocução entre o governo de Ronaldo Caiado e lideranças, empresarial ou do setor público, principalmente prefeitos e vereadores. “Sou um homem do diálogo que procura somar forças em prol da boa governança”.

Continua após a publicidade

ICMS resistente

Comissão que estuda a Reforma Tributária no Senado foi adiada mais uma vez. Diante do passo de tartaruga de Suas Excelências, o resistente ICMS segue firme e forte e o projeto que limita cobranças do tributo sobre combustíveis e energia caminha apressado.

Bairrista

O vereador Mauro Rubem (PT) promoveu Audiência Pública com moradores do setor Jaó, a convite da presidente da associação de moradores, Adriana Dourado.

Preocupação

Os moradores do Jaó estão preocupados com a especulação imobiliária e, ainda, defendem cuidado com o Meio Ambiente.

Que nada…

Grupo ligado ao deputado Professor Alcides (PP) não parece nada preocupado com a ascenção de Magda Mofatto (PL) na Câmara de Vereadores de Aparecida e, consequentemente, no eleitorado. Brinca-se: são mais de 300 mil votos…

Espaço

O deputado Dr. Zacharias Calil (UBl) foi conduzido à presidência da Subcomissão Especial do Sistema Único de Saúde (SUS) nesta quarta-feira (1º).

Treta

Na queda de braço entre o deputado Humberto Teófilo (Patriota) e o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB), venceu o parlamentar da Alego. Secretário de Saúde de Sorgatto pediu demissão ao ser acusado de esquema com vagas em hospitais da cidade.

Curta

A Prefeitura de Luziânia emitiu nota em que afirma que instaurou “sindicância para apurar a existência de alguma irregularidade, e tomar assim as providências cabíveis”.