Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Coluna

Nada de novo no front da velha política do toma dá cá

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 31 de julho de 2023

A partir desta segunda-feira (31), acaba o recesso de Suas Excelências do andar de cima da pirâmide social. Executivo, Congresso, Judiciário, Ministério Público, PGE e tribunais de controle da gestão pública como o TCU, voltam a fazer jus aos polpudos vencimentos, Pelo menos é isto que a patuleia do andar de baixo espera dessa elite que corrói os suados impostos. No Senado, o embate pela aprovação da reforma tributária, passa a ser o front da batalha, principalmente para os estados emergentes como Goiás e o Distrito Federal, correm riscos de perder um naco do Fundo Constitucional. Mas antes, o presidente Lula precisa agasalhar a elite da velha política no governo. O presidente tem pressa para aprovar o arcabouço fiscal e a reforma tributária, afinal, neste primeiro semestre, o rombo do governo federal R$ 42,5 bilhões. Diante de um quadro temerário como este, Lula escancara parte do governo e sacrifica companheiros para abrigar a turma doida por cargos, preferencialmente, com bastantes recursos.

Saga de Caiado para alterar reforma

Nesta segunda-feira (31) o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) cumpre mais uma agenda em São Paulo para falar sobre a reforma tributária. Na meca do capitalismo brasileiro, Caiado discorre sobre “Reflexões da Reforma Tributária”. Às 11h30, no painel “Avaliação política da PEC aprovada”, serão discutidos os pontos cruciais da reforma e o impacto dela nos diversos setores econômicos.

Continua após a publicidade

Siglas oligarcas

Assim como o ex-presidente Jair Bolsonaro teve que ‘dobrar os joelhos’ para os senhores do centrão, Arthur Lira (PP-AL) e Ciro Nogueira (PP-PI), Lula pode até fingir que não é com centrão a conversa. PP e Republicanos são conservadores e oligarcas, portanto, não tem como justificar.

MDB fecha acordo…

… em Goianésia com o deputado estadual Renato de Castro (UB) como cabeça de chapa para prefeito e o MDB de vice. O presidente da legenda em Goiás e vice-governador, agora mira em Anápolis.

Márcio sem PP

Pelos últimos buchichos em Anápolis, não tem como costurar um acordo entre o MDB e o grupo do prefeito, Roberto Naves (PP). Com isso, o suplente de deputado federal, Márcio Corrêa (MDB) corre para montar um grupo competitivo  tendo ele como candidato a prefeito.

Maior honrária da PM

Na homenagem aos 165 anos da Polícia Militar de Goiás, o presidente da Assof-GO, coronel Allan Pereira Cardoso, foi homenageado com a Medalha da Ordem do Mérito Tiradentes, maior comenda da PMGO.

À espera do FCDF

A vice-governador, Celina Leão (PP), bancada de deputados federais e legislativos e os principais personagens do GDF, vão pressionar os senadores para manterem no texto da reforma tributária, a integra do Fundo Constitucional do DF.

Paulo Cezar

O deputado estadual e produtor rural, Paulo Cezar Martins (PL), ressalta a importância do agronegócio em Goiás no País. O deputado elogia reportagem especial da “Folha de S. Paulo’ comemora a matéria publicada no jornal ‘Folha de S. Paulo’ sobre o desenvolvimento de cidades goianas nos últimos 40 anos.