O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 7 de fevereiro de 2026

Nada de novo no PL do Distrito Federal: Michelle e Bia Kicis firmes com Celina

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 7 de fevereiro de 2026
WhatsApp Image 2026 02 06 at 21.26.44
Ilustração: Takeshi Gondo

Os cenários políticos no Distrito Federal são mutantes e mudam a todo momento, mas, até agora, o apoio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) à pré-candidatura de Celina Leão (PP) a governadora segue firme. Agora, a deputada federal e presidente do PL local, Bia Kicis, se soma a essa força política como candidata ao Senado. Isto significa que o governador Ibaneis Rocha (MDB) não fará ‘dobradinha’ com Michelle. Embora tenha um longo caminho a ser percorrido até 4 de outubro, pode haver mudanças neste arco de apoios.

Nos fragmentos de conversas com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, ele avalia que Michelle carrega o sobrenome e o voto evangélico. Quanto à deputada Bia Kicis, Valdemar vê o potencial dela concentrado no eleitorado mais ideológico. Portanto, uma ‘dobradinha’ Michelle e Bia tem potencial para sair vitoriosa na corrida para o Senado. Esse arranjo tem potencial de influenciar a disputa pelo Palácio do Buriti e levar Celina ao segundo turno. As duas são próximas da vice-governadora. Inclusive, a relação entre Michelle e Celina vai além da política. As duas são amigas, frequentam a mesma academia e a mesma igreja.

O martelo só não foi batido ainda por causa da crise do Banco Master e a indefinição do PL sobre o caminho que vai seguir. Uma parte do grupo quer apoiar a candidatura de José Roberto Arruda (PSD), outra defende candidatura própria, entretanto, falta um candidato robusto. O caso Banco Master-BRB não atinge Celina diretamente, mas o PL nacional recomenda cautela porque tem muita gente graúda envolvida e buscam um culpado. Não é à toa que Ibaneis entrou na mira da oposição, que quer tirá-lo da corrida rumo ao Senado.

Funcristal de Cristalina pede socorro

A maioria das prefeituras goianas estão com déficit fiscal grande, sem recursos e atoladas em problemas financeiros. O que tem salvado os prefeitos são as emendas parlamentares dos deputados estaduais, federais e senadores. No entanto, o que mais tira o sono dos gestores são os déficits dos fundos previdenciários dos servidores aposentados. O caso mais grave é o de Cristalina, onde o número de contribuições é bem menor que os inativos. Resultado: o desembolso de R$ 2 milhões do tesouro municipal não foi suficiente para pagar as mais de 1.200 aposentadorias do Funcristal. Os aposentados pedem socorro e temem pelo futuro de suas aposentadorias.

Herança maldita

A análise técnica dos documentos demonstra que o atual prefeito, Dr. Luís Otávio (União Brasil), não é o responsável pela crise do Funcristal, mas a bomba explodiu em sua gestão. “A diferença entre a gestão passada e agora é que o Dr. Otávio não esconde ou maquia a situação e escancara para a população quais são as providências adotadas. Tudo dentro da lei e com transparência”, diz uma liderança política de Cristalina (Na próxima semana, O HOJE publicará uma ampla reportagem sobre a situação dos fundos previdenciários dos municípios).

Zé Mário e Mangão

O governador Ronaldo Caiado (PSD) vai precisar se desdobrar neste sábado (7) para prestigiar o aniversário de dois importantes aliados. Às 12h30 vai a Novo Gama, no Entorno do DF, abraçar o amigo e prefeito Carlinhos do Mangão. Às 16h desce em Hidrolândia para participar do aniversário do presidente da Faeg, José Mário Schreiner. O vice-governador Daniel Vilela (MDB) foi convidado para os dois eventos.

Livramento

A reaproximação de Ciro Nogueira (PP-PI) com Lula (PT) visando facilitar sua reeleição ao Senado aumenta a pressão sobre a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Ciro é um dos principais aliados da família no Centrão e chegou a fazer o papel de primeiro-ministro de Bolsonaro na Casa Civil. Se concretizar essa aliança, Ronaldo Caiado (PSD) pode dizer que foi um livramento sair da federação União Progressista.

Caixa 2 na mira – O STF tem maioria de votos para punir duplamente quem praticar caixa 2. O infrator será enquadrado pela Justiça Eleitoral e na Justiça comum. Essa é uma notícia que vai colocar muitos candidatos em alerta máximo.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.