O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 1 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade

Narrativas, fatos e mentiras alimentam a divisão do País

Está cada vez mais complicado para o cidadão minimamente esclarecido distinguir o que é narrativa, fatos ou mentiras sobre nossas instituições

Ilustração: Takeshi Gondo

Está cada vez mais complicado para o cidadão minimamente esclarecido distinguir o que é narrativa, fatos ou mentiras sobre nossas instituições. Com tantos assuntos importantes para serem discutidos, o foco, invariavelmente, é entre as decisões do STF, que só Deus sabe onde vão parar, o lulopetismo, que se alimenta do bolsonarismo, e agora “a defesa da democracia”. No entanto, a parte mais interessada, ou seja, a imensa patuleia do andar de baixo, que sustenta a elite burocrática do País, sequer menciona uma vírgula sobre “democracia ameaçada”, Jair Bolsonaro preso e muito menos o impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Até a deusa da justiça, Temis, simbolizada pela estátua em frente ao STF, que quase sofre um ‘atentado’ insano, sabe que o ‘sistema’ quer eliminar Jair Bolsonaro do convívio político. Segundo a imprensa, Alexandre de Moraes quer que Bolsonaro seja julgado pela Primeira Turma do STF e não em Plenário. Alguém aposta uma nota de R$ 2 que ele não será condenado por unanimidade? Mas, por enquanto, vão seguir os ritos e só farão isto em 2025 ou início de 2026. Até lá, é fazê-lo sangrar e “morrer politicamente”.

O cientista social, consultor legislativo e de estratégias políticas Paulo Kramer opina que os ataques aos conservadores pelo establishment exigem “maturidade, foco, determinação e disciplina para construir uma ampla aliança com o Centro para fazer avançar pautas como a da anistia”. Kramer diz que “os inimigos da Direita têm por prioridade isolá-la”. “Para contrapor a isso, ela deve responder com uma coalizão robusta e fortemente respaldada pela opinião conservadora da grande maioria do povo brasileiro.” Enquanto isso, narrativas, fatos e mentiras alimentam a divisão do País.

Desafios não assustam Leandro

Em entrevista ao grupo O HOJE nesta terça-feira (26), o prefeito eleito de Aparecida, Leandro Vilela (MDB), relatou os desafios que vai enfrentar a partir de janeiro de 2025. “São tantos que fica difícil enumerar qual é o mais urgente, mas vamos trabalhar de domingo a domingo para resolvê-los”, resumiu.

Foco na educação

Uma das ações mais urgentes que Leandro já está em campo para resolver é a falta de sala de aulas para 5 mil alunos. “O governador Ronaldo Caiado, a secretária de Educação, Fátima Gavioli, e o vice-governador Daniel Vilela são nossos parceiros e, com a graça de Deus, no dia 20 de janeiro todos eles vão estar na escola.”

Modelo Rio Verde

Equipes do prefeito eleito de Aparecida, Leandro Vilela, buscaram em Rio Verde a experiência das salas de aulas modulares. Em 2017, quando Paulo do Vale foi eleito, havia 3 mil alunos sem salas de aulas e, emergencialmente, foram instalados nas salas modulares.

Paulo ambiental

O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (União), acompanhado do deputado estadual Lucas do Vale e do prefeito eleito Wellington Carrijo, ambos do MDB, postou vídeo de apresentação no sábado (22) do complexo de reciclagem de resíduos sólidos de construção civil. Uma para triturar e outro complexo de granulação que será utilizado na construção de manilhas e outros artefatos para obras do município.

Festa repercute

A confraternização promovida no sábado (22) pelo prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL), repercutiu no meio político pelo número de participantes. De acordo com os organizadores, foram mais de 7 mil pessoas que consumiram dois ‘panelões’ de arroz carreteiro feitos pelo deputado Gugu Nader (Avante) e oito bois no rolete.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também