Coluna

No balanço do ônibus político de Rogério Cruz tudo se ajeita

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 03 de maio de 2023

A prestação de contas do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), nesta terça-feira (2), saiu melhor do que o esperado. A expectativa de ‘climão’ hostil esperado pelos mais céticos entre vereadores e o prefeito foi ameno e civilizado. Bom sinal na avaliação de auxiliares próximos a Rogério Cruz. Para o secretário de Governo, Jovair Arantes (Republicanos), a base do prefeito está consolidada ou, em outras palavras, pacificada. De acordo com ele, são aproximadamente 27 vereadores que dão sustentação política ao prefeito e estão no mesmo embarque no ônibus que leva a 2024. As excelências perceberam que esse negócio de CEI da Comurg não paga a passagem para chegar ao eleitor. E pior: a sociedade desconfia das intenções dos vereadores em relação à seriedade dessa investigação. “O problema agora é encontrar uma fórmula para a Câmara não ficar desmoralizada em face do estardalhaço como foi anunciada a CEI. Percebe-se também que a CEI não é o fim do mundo e o prefeito está levando a melhor”, contou um destacado vereador. O fato é que as pesquisas internas mostram um Rogério com chances de disputar a reeleição e nenhum vereador vai querer ser seu adversário. Portanto, daqui até o fim do ano, tudo volta ao leito natural. Vão embarcar no ônibus de Rogério e tentar ocupar os assentos do lado janela. Ou seja, próximo ao Paço Municipal.

Jovair dá as caras ao público

Sumido por uns tempos e arredio aos jornalistas, o secretário municipal de Governo, Jovair Arantes, era só alegria na Câmara. Bem à vontade entre os vereadores, optou pelo estilo da moda, político “paz e amor”. Sorriu muito e fez um discurso ‘obreiro’ à semelhança de Iris Rezende. Elogiou muito o prefeito Rogério Cruz, dando a entender que os momentos tensos entre ambos são página virada.

Continua após a publicidade

Acabou a novela PSD

Enfim o PSD de Vilmar Rocha recebe sinal verde do governador Ronaldo Caiado e abocanha um naco de poder. Caiado e Vilmar afinaram a prosa e o ex-deputado Francisco Júnior assume a presidência da Codego.

Tocador de obras

A Xadrez está em Brasília e percebeu que o governador Ibaneis Rocha (MDB) virou a página de amarguras no início de seu segundo mandato. Em vários pontos do DF, existem obras estruturantes. Mas a principal delas é a via de acesso ao Plano Piloto, na confluência da Estrada Parque e Sudoeste, onde se constrói um viaduto e trincheiras.

Agrado aos servidores

A ação mais impactante de Ibaneis Rocha foi o anúncio feito terça-feira (2), que os servidores  públicos do DF terão 18% de aumento, incluindo aposentados e pensionistas. O aumento é dividido em três parcelas anuais de 6%.

Gleisi contra o agro

Parece que o presidente Lula resolveu enfrentar o  agronegócio, sua influência no Congresso e seu poder de mobilização. Não tem como explicar os ataques da presidente do PT nacional, Gleisi Hoffmann, ao agronegócio às vésperas de votações importantes no Congresso. Só a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) conta com quase 300 deputados na Câmara. Não é hora de bravatas e sim de conciliação. (Especial para O Hoje)