O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 24 de junho de 2025

No DF, Ibaneis busca aliança com MDB, PL e Republicanos

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 15 de maio de 2025
Ibaneis
Takeshi Gondo - Ilustrador

Paira no ar seco de Brasília, um movimento de articulação política liderado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que visa unir em uma aliança, o MDB, PL e Republicanos na chapa encabeçada pela vice, Celina Leão (PP). A coluna apurou que o Republicanos caminha para uma federação com o MDB, isto facilitaria a indicação para vice de Celina. Do lado do PL, a intenção é eleger senador que, conforme especulações, o nome favorito é o da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Nesse caso, a segunda vaga estaria assegurada ao governador Ibaneis Rocha que encerra o segundo mandato em 2026. Tem um, porém: o que fazer com a deputada federal e presidente do PL no DF, Bia Kicis? Pessoas próximas a ela garantem que a reeleição é mais fácil que enfrentar Ibaneis. O outro óbice é o senador Izalci Lucas que se filiou ao PL com a garantia que seria candidato a governador. Essa aliança pode ampliar a chance de vitória de Celina e reduziria a força da oposição, principalmente do PT e associados.

No campo de esquerda, os dois nomes mais fortes para o Senado são o da deputada federal, Erika Kokay (PT) e o da senadora Leila [do Vôlei] Barros (PDT). Diferente de Erika, que tem um teto e esbarra nos evangélicos, Leila não tem potencial para tirar votos de Ibaneis e Michelle, isto porque, “nunca se ouviu publicamente, críticas negativas sobre ela”, diz um experiente assessor parlamentar. Esse potencial tende a tirar votos de todos os concorrentes ao Senado, caso ela dispute a reeleição.

MDB+REP fortalecem Roberto Naves

Caso a federação MDB+Republicanos seja concretizada, um dos maiores beneficiários dessa aliança, será o ex-prefeito de Anápolis, Roberto Naves. Além da musculatura política, Naves ganha força no papel de oposição ao prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL).

País desigual

Futebol deficitário com dirigentes milionários. Esta é a realidade do Brasil que, passam as décadas e o fosso de privilégios só aumenta. A última revelação de distorções, foi denunciada pela publicação Cerrado, do Tocantins. O ex-líder político do estado, Leomar Quintanilha recebe como dirigente da Federação de Futebol do Tocantins, R$ 215 mil mensais. Detalhe: os times no estado estão na penúria.

É, pode ser

Novamente vem à tona, o assunto federação MDB+PSDB que, segundo se especula, está restrito aos caciques tucanos, mas, se ocorrer, será após concluir a fusão Podemos+PSDB. Só tem um grande obstáculo: Daniel Vilela disse várias vezes que não negaria legenda para Marconi Perillo… para deputado federal.

Foco de Carrijo

Os mais de 130 dias da gestão do prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo (MDB), contabiliza inúmeras ações concluídas e outras em andamento. Carrijo destaca a conquista do segundo lugar no ranking nacional da educação, atrás apenas de Sobral (CE). “Nosso foco é conquistar o primeiro lugar”, tem recomendado aos educadores e servidores da educação de Rio Verde.

Novas creches

Carrijo frisa que estão previstas para este ano, a inauguração de três escolas e mais três creches, com outras seis unidades já projetadas para o próximo ano. A rede municipal de Rio Verde atende atualmente 28 mil alunos, e a expectativa é disponibilizar mais de cinco mil novas vagas para a população.

Susto de Joscilene

A primeira-dama de Novo Gama (GO) e secretária de Promoção Social, Joscilene Martins, depois de um susto que exigiu uma intervenção cirúrgica para a retirada de um tumor cancerígeno na mama, nesta segunda-feira (12), deve receber alta nesta quinta-feira (15). “Minha mulher é uma mulher de uma fé inabalável, por isso, graças a Deus correu tudo bem”, disse o prefeito, Carlinhos do Mangão.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.