Quinta-feira, 28 de março de 2024

Coluna

Novo ordenamento jurídico livra encrencados com a justiça

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 30 de maio de 2022

A partir da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) ao anular os processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um novo ordenamento jurídico abriu espaço para políticos encrencados com a justiça serem liberados para disputar cargos eletivos. No Distrito Federal, por exemplo, os ex-governadores José Roberto Arruda (PL) e Agnelo Queiroz (PT) conquistaram os direitos políticos e estão prontos para baterem à porta do cidadão-eleitor. Soma-se a eles, o ex-senador Gim Argello que pode candidatar-se a qualquer cargo, não é à toa que ele foi reconduzido novamente à presidência do PTB do DF. Ele tem dito a amigos que, dependendo do cenário, gostaria de tentar vaga novamente no Senado. Já Agnelo anunciou que vai concorrer a uma vaga na Câmara Federal, quanto a Arruda, ainda não disse se será ou não candidato, mas é pressionado pelo manda chuva do PL nacional, Valdemar Costa Neto, com aval do presidente Jair Bolsonaro (PL), a disputar o governo do DF. Se ele realmente enfrentar o desafio, muda o jogo político na capital do País. Em Goiás, sem entrar no mérito da ação, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) também foi indiretamente beneficiado por este novo posicionamento do STF.

Respingou

A prisão do assessor especial da secretaria de Saúde da prefeitura de Águas Lindas de Goiás (GO), Roberto Alexandre, na quinta-feira (26), respinga na gestão do prefeito Lucas Antonietti (Podemos). Considerando que na gestão anterior de Hildo do Candango (Republicanos) não houve ação do Ministério Público ou denúncias, pode ser um prato cheio para a oposição.

Continua após a publicidade

Alguém explica?

A maioria dos prefeitos do Entorno de Brasília estão com a cotação de popularidade em baixa junto aos cidadãos de seus municípios. Esta talvez seja a explicação mais provável para a falta de empolgação com os pré-candidatos ao governo de Goiás quando, semana sim outra também, aparecem em alguma cidade, principalmente o governador Ronaldo Caiado (UB). Por mais discursos que faça e anuncio de investimentos, ainda não tocou mentes e corações dos cidadãos do Entorno.

Sorriso

O pré-candidato ao governo de Goiás, Vitor Hugo (PL) pode ser desconhecido em muitas regiões de Goiás, menos no Entorno de Brasília. Ele morou durante três anos em Luziânia e tem boa interlocução com a maioria dos prefeitos, independente de sigla. Na semana passada, via senador Vanderlan Cardoso (PSD), conquistou o apoio do ex-candidato a prefeito de Valparaíso, Marcelo Sorriso (PSD).

Curta

O racha entre os Republicanos de Goiás tende a provocar uma debandada rumo à campanha de Gustavo Mendanha. Esta é a avaliação de uma fonte de Brasília que transita entre os cabeças coroadas do partido que vê o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz mais interessado em defender os negócios da Universal.