Coluna

O cidadão-eleitor deve acreditar em pesquisas?

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 16 de setembro de 2022

Políticos que estão em desvantagens nas pesquisas que medem a intenção de voto do cidadão-eleitor, tem por hábito, responder que “se pesquisas ganhasse eleição, não seria necessário votar”. A frase sintetiza bem o estado de espírito que elas provocam nos candidatos. Embora sejam demonizadas ou exaltadas – dependendo do resultado favorável –, são instrumentos de amostragem do momento, portanto, sempre haverá discrepância entre uma e outra, já que a metodologia na captação do pesquisado nem sempre são iguais. Mas afinal, o cidadão-eleitor deve confiar nas pesquisas? Nem todos ficam felizes com os resultados, mas o governador Ronaldo Caiado (UB) que disputa a reeleição e Marconi Perillo (PSDB) ao Senado, não tem do que reclamar. Lideram a intenção de votos. Todos eles tem como estratégias, o interior e grandes colégios eleitorais, como a região metropolitana de Goiânia, Sudoeste, Centro-Norte partindo de Anápolis e a região do Entorno de Brasília. Estes redutos eleitorais podem definir a eleição no primeiro turno, por isso Caiado dedica total atenção a eles. Gustavo Mendanha (Patriota) também marca presença nestas concentrações de votos, assim como Vitor Hugo (PL) e Wolmir Amado (PT). Na mesma trilha, caminha Marconi Perillo (PSDB), Delegado Waldir (UB), Wilder Morais (PL), Alexandre Baldy (PP), Vilmar Rocha (PSD) entre outros.

Caiado na frente…

A pesquisa RealTime Big Data divulgada pela TV Record nesta quinta-feira (15), mostra o governador e candidato à reeleição, Ronaldo Caiado (UB) com uma larga vantagem em relação aos concorrentes com 48% das intenções de votos. Se mantiver este percentual por mais duas semanas, pode ser reeleito no primeiro turno. Os concorrentes mais próximos é Gustavo Mendanha (Patriota) com 20%. Major Victor Hugo (PL) 10% e Wolmir Amado 5%. Os demais candidatos não pontuaram. Nulos e Brancos são 6%. Não souberam responder 11%.

Continua após a publicidade

…Marconi também

Para o Senado, Marconi Perillo (PSDB) segue na liderança com 28%, seguido pelo Delegado Waldir (UB), com 16%, Wilder Morais (PL) 11%, Alexandre Baldy (PP) 8%, João Campos (Republicanos) 7%, Vilmar Rocha (PSD) empatado com Denise Carvalho (PCdoB) com 4%. Manu Jacob (Psol) e Leonardo Rizzo (Novo) em 2%, cada um.

Registo no TRE

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o número GO-09920/2022. Foram ouvidas mil pessoas nos dias 13 e 14 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança na pesquisa é de 95%.

Vantagem de Wilder

Pela experiência de seis anos no Senado e o fato de ter permanecido por mais tempo na gestão pública, Wilder Morais (PL), acredita que os 800 mil votos que obteve em 2018, deve levá-lo a vencer novamente Marconi Perillo e Delegado Waldir (UB). “Sou o candidato do presidente Jair Bolsonaro e o mais identificado com as pautas conservadoras”, garante.

Caiado na Shell

A convite do empresário e executivo da empresa Fórmula Shell, Fernando Lima Sousa, o governador Ronaldo Caiado visita a empresa na segunda-feira (19), às 17 horas. Fernando disse que convidou alguns amigos que apoiam Caiado e sua reeleição.

Selma Bastos

A ex-prefeita de Goiás e candidata a deputada estadual, Selma Bastos (Solidariedade) faz dupla com o prefeito Aderson Gouveia (PT) nas caminhadas pelo município em busca do voto do eleitor vilaboense. Selma acredita que sua experiência quando prefeita (reeleita) e teve a gestão bem avaliada pode ajudá-la na conquista do voto.