Coluna

O exército de lideranças sem mandatos de Marconi e Mendanha

Publicado por: Yago Sales | Postado em: 16 de abril de 2022

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota) põe o pé na estrada e intensifica sua agenda pelo interior para levar seu nome como pré-candidato ao governo de Goiás. De qualquer forma, é claro que o ex-emedebista não conta, por enquanto, com apoio de prefeitos com mandatos e, sim, ex-prefeitos e ex-vereadores. Ao menos não querem se indispor com o governador Caiado. É o que se vê no entorno do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) que, mesmo sem se definir como candidato ao governo ou ao Senado, tem aglutinado o maior número de pessoas, porém, sem mandato. Para algumas lideranças do interior, Marconi Perillo é conhecido por lá, assim como Caiado, ao contrário de Mendanha, que é conhecido apenas na Região Metropolitana de Goiânia. Por conta disso, ele terá de correr contra o tempo, aliás, tempo que o seu partido Patriota não terá na televisão e no rádio. 

Agenda cheia

Neste fim de semana, Mendanha percorre a Cidade de Goiás, Faina, Araguapaz e Aruanã. Na região do Vale do Araguaia, Mendanha participará da Conferência da Umadego, se reunirá com lideranças políticas, classistas e religiosas e concederá entrevistas a emissoras de rádios.

Continua após a publicidade

Muladeiros de volta

Depois de dois anos sem o Encontro Nacional de Muladeiros de Iporá, a Associação de Muladeiros do Oeste Goiano (Amog), em parceria com Governo de Goiás, sindicato Rural do município e prefeitura, preparam para receber, entre os dias 19 e 24 de abril, muladeiros do Brasil e do exterior. 

Mulas de volta

Com otimismo, o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite (UB), explica à Xadrez que as comitivas já estão chegando na cidade. “Montamos uma megaestrutura para receber os participantes e convidados com muita comida típica, concursos, leilões de muares e provas de animais”, garante Naçoitan.

Ex-tucano 

Histórico escudeiro do PSDB, atualmente está debaixo do guarda-chuva de Caiado, que vai participar do evento. 

Atentado? 

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) exigem rigorosa apuração de tentativa de homicídio ao repórter da Rede Globo Brasília, Gabriel Luiz. O jornalista foi esfaqueado quando chegava em casa na noite de quinta-feira. 

Reação

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal, afirma que o ataque trata-se de um “atentado”. A Polícia do Distrito Federal investiga o caso e já identificou os criminosos.

De olho

Lula da Silva (PT) e Bolsonaro (PL) vão intensificar os contatos com empresários do agronegócio. Ambos perceberam que este segmento econômico emprega milhares de pessoas e tende a influenciar seus colaboradores. Não é por nada que Lula quebrou resistência no terreiro petista para ter Geraldo Alckmin (PSB) como vice. Alckmin é muito respeitado no agronegócio, principalmente em São Paulo.

Curta 

Ao ser retirado da coordenação da campanha eleitoral à Presidência da República de João Doria, o presidente do PSDB reagiu apenas com um “Ufa”.