Coluna

O passado ajuda Wilder Morais buscar o Senado no presente

Publicado por: Redação | Postado em: 27 de julho de 2022

Existe uma máxima que, a política só tem uma porta de entrada, nunca a de saída. Quem conquista espaço nesse seleto mundo de ideias, seja no legislativo ou executivo, dificilmente é esquecido ou deixado para trás, sendo quase impossível deixar de “fazer política”. Esta é a explicação mais próxima para descrever o crescimento nas pesquisa do ex-senador, Wilder Morais (PL) na disputa para voltar ao Senado. Mas ele tem outra definição: “Muita gente esquece que eu assumi o Senado em 2012, em pleno governo de Marconi Perillo (PSDB) e era o aliado que mais ajudou Goiás em busca de recursos, principalmente os municípios. É natural que muitas lideranças reconheçam esse trabalho agora que estou de volta à arena política”. Wilder acrescenta que durantes os seis anos como senador, muitos prefeitos cumpriram mandatos, muitos deles hoje estão novamente à frente de seus município. “São essas lideranças que tenho encontrado nas reuniões e, muitas delas, são aliadas do governador, mas reconhecem o meu trabalho como parlamentar no Senado”. Ele garante que as próximas rodadas de pesquisas vão mostrar que “sou um pré-candidato que tem serviço prestado a Goiás”.           

“Taokey, Vitor Hugo!

Na sexta-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro (PL) reforça, em Goiânia no Clube Jaó, a pré-campanha ao Governo de Goiás de Vitor Hugo e ao Senado de Wilder Morais, ambos do PL. Está prevista uma ‘motociata’ e a convenção para sacramentar o palanque dele no estado. Pesquisam indicam que Bolsonaro transfere votos para Vitor Hugo e Wilder Morais.

Continua após a publicidade

Bolsonaro em Anápolis?

Antes de vir a Goiânia, Bolsonaro estuda fazer uma ‘paradinha’ em Anápolis para homenagear os 115 anos de emancipação política do município. O mimo serve também para reforçar o principal reduto eleitoral do pré-candidato ao Senado, Alexandre Baldy e também o prefeito, Roberto Naves, ambos Progressistas. Baldy tem uma relação histórica com a cidade dedicou a agenda esta semana para eventos na cidade. Entre os convidados de Baldy, o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira e o manda chuva nacional da legenda, Ciro Nogueira.

‘Engavetador do Paço’

Chegou ao conhecimento da Xadrez que o secretário de Planejamento da Prefeitura de Goiânia, Valfran de Sousa está sentado em cima de processos de Transferência do Direito de Construir (TDC). Um deles é referente a uma área desapropriada para ampliação da Leste-Oeste na gestão de Paulo Garcia (PT). Só falta liberar o pagamento, mas parece que tem algo estranho no reino do Paço.

Caiado tranquilo

O principal ativo político do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) está lastreado nos municípios e nos prefeitos. O governador tem mantido uma intensa agenda administrativa, mas não desgruda o olho da política. “Caiado soube dialogar com as lideranças nos municípios e, mineiramente, construiu acordos individuais por cidades e depois ampliou o diálogo com outros partidos, incluindo de oposição”, conta o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB).

Bancada médica

Turbinado pelas pesquisas que apontam ele bem avaliado à corrida para o Senado, o médico Zacharias Calil (União Brasil), se eleito, quer reunir os médicos em uma bancada. O amigo e ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta (União Brasil), do Mato Grosso do Sul, Hiran Gonçalves (Progressistas) e pré-candidato em Roraima, Mariana Carvalho (Republicanos), de Rondônia e Nise Yamaguchi (PTB) paulista encampam a ideia.