Coluna

Operação da polícia atinge Jânio Darrot e pretensão no Patriota

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 01 de julho de 2021

Se já não bastasse o imbróglio que envolve o Patriota – por conta da disputa interna pelo controle do partido, entre o presidente afastado Adilson Barroso e o vice (que assumiu por 90 dias), Ovasco Resende, que é aliado do secretário-geral e presidente do diretório em Goiás da sigla, Jorcelino Braga – pesa agora a denúncia de fraudes em licitações na gestão de Jânio Darrot, ex-prefeito de Trindade. Operação da polícia deflagrada ontem pode jogar por terra qualquer pretensão de Darrot, de disputar o Senado ou o governo do Estado, pelo Patriota, em 2022. Essa é a leitura feita por deputados durante a sessão de ontem, na Assembleia Legislativa. 

Fora do PSDB 

Sem mandato, Jânio Darrot deixou a presidência do diretório do PSDB para se filiar ao Patriota, como forma de viabilizar sua candidatura à sucessão estadual, em contraponto ao governo de Ronaldo Caiado. 

Continua após a publicidade

No TCM 

Quinze dias após arquivar a PEC que extinguia o Tribunal de Contas dos Municípios, ontem, foi apresentado na Alego projeto que indica o deputado Humberto Aidar (MDB), para a vaga de Nilo Resende, que antecipou sua aposentadoria. 

Na Alego 

Aclamado presidente da Associação Goiana dos Municípios, o prefeito de Goianira, Carlão da Fox (DEM) fez uso da tribuna da Alego para agradecer apoio dos deputados. Ele conseguiu vencer o até então favorito, Wilson Tavares, prefeito de Gameleira, também do Democratas. 

Reajuste 

Ao prestar contas do governo, referentes ao primeiro quadrimestre de 2021, a secretária da Economia, Cristiane Schmidt, revelou que haverá aumento salarial para Educação, Saúde e Segurança Pública. Quanto a concursos público, talvez para o ano que vem. 

Em conversa 

Pelo sim, pelo não, o deputado tucano Talles Barreto já busca alternativas para o projeto político de reeleição e, ao que tudo indica, fora do PSDB. Ele recebeu ontem a executiva do partido Consciência 91, para avaliar o cenário estadual. 

Digital  

Por ter levando várias demandas contra o governo federal, ao STF, o deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) fez questão de assinar o superpedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro, protocolado ontem por vários partidos. 

De Catalão 

Questões paroquiais de Catalão foram parar no plenário da Alego, quando o deputado tucano Gustavo Sebba entrou em questões familiares contra o adversário Adib Elias (Podemos), prefeito da cidade. E ficou por isso mesmo. 

Dois pesos 

A Comissão Especial de Investigação da Câmara de Goiânia convidou o deputado Henrique Arantes (MDB), por ter investigado a Enel. Já a CEI de Crimes Ambientais, ao que parece, recuou em convocar o deputado Amauri Ribeiro (Patriota), por ter desferido críticas à vereadora Lucíula do Recanto. 

CURTAS 

– Dos 246 municípios goianos, 127 utilizaram o sistema da empresa Megasoft para enviar dados de janeiro a maio deste ano ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).  

– O Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE/FCO) da Câmara Deliberativa do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste aprovou R$ 89,07 milhões em recursos para financiamentos na modalidade rural.