Coluna

Oposições sonham, mas o 2° turno está muito longe

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 20 de setembro de 2022

Sem qualquer aliança ou pacto, os candidatos de oposição, Gustavo Mendanha (Patriota), Major Vitor Hugo (PL) e Wolmir Amado (PT), trabalham para forçar um segundo turno e com isso, continuarem a sonhar com uma derrota de Ronaldo Caiado (UB). Assim, cada qual a seu modo, centram forças nos maiores colégios eleitorais, principalmente na região metropolitana de Goiânia, Centro-Norte, partindo de Anápolis, Sudoeste e Entorno do Distrito Federal. Na avaliação de prefeitos aliados do governador, “não existe tempo para mudar a cabeça do eleitor”. Sem uma polarização consistente, a vantagem fica com Ronaldo Caiado, principalmente se considerar as sondagens de opinião coletada pelas pesquisas. Em quase todas elas, o governador-candidato está muito pontos à frente de seus oponentes. Em um quadro tão favorável, até a abertura de comitês no interior tende a ser menor, dando preferência às carreatas. Outro erro de avaliação é acreditar que o PT possa tirar votos de Caiado e ajudar Mendanha ou Vitor Hugo. O eleitor de Caiado é conservador e tem o voto consolidado. É o que mostra as pesquisas.

Combustível político

Para o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), “Culpar o governador Ronaldo Caiado pela alta atípica dos combustíveis no estado como tem feito a oposição, é no mínimo leviano e mostra o desespero de quem vai perder a eleição logo no primeiro”. Desde que foi verificada a alta atípica nos preços da gasolina comum e do etanol, fiscais do Procon iniciaram uma força-tarefa e já percorreram 111 estabelecimentos comerciais, sendo 92 postos de combustíveis e 9 (nove) distribuidoras com o objetivo de apurar o motivo desse aumento.  

Continua após a publicidade

Congresso à direita

O candidato a senador pelo PSD, Vilmar Rocha acredita que o novo Congresso que vai emergir das urnas, “será de centro-direita e sintonizado com as políticas liberais para a economia”. Vilmar é um dos membros da Fundação Espaço Democrático, o órgão pensante do PSD, e, por isso, tem feito análises e leituras das eleições em todo o País.

Marconi e Valéria

Alheio ao burburinho dos adversários, o candidato ao Senado e líder das pesquisas na disputa pela única vaga, Marconi Perillo (PSDB) mantém o foco na agenda de viagens, visitas a instituições públicas e entidades empresariais e carreatas. Paralelamente, sua mulher, Valéria Perillo cumpre extensa agenda no interior reforçando as propostas de Marconi para o Senado.

Sabatina Sindifisco

Desde 1988, ano em que foi criado, o Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado de Goiás (Sindifisco-Go) tem mantido um protagonismo no debate suprapartidário nas disputas majoritárias e proporcionais. Nesta eleição de 2022, já foram sabatinados pela auditores fiscais, os candidatos ao Governo de Goiás, Gustavo Mendanha (Patriota) e Major Vitor Hugo (PL); candidatos a senador, Vilmar Rocha (PSD) e nesta terça-feira (20) será a vez de Alexandre Baldy (PP).

Givago Valadares

O jovem engenheiro e candidato a deputado estadual pelo PRTB, Givago Valadares é ativo nas redes sociais e acredita que pode vencer a corrida rumo à Alego, gastando sola de botina e com a força da juventude nas redes sociais. Ele tem a política no sangue já que é filho da prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares.

Celeste guerreira

Águas Lindas no Entorno de Brasília é a cidade com o maior número de candidatos a deputados estaduais. São 17 ao todo, mas entre este batalhão de competidores em busca do voto para chegar à Alego, encontra-se a “guerreira Celeste Carvalho (Republicanos). Ela conhece a cidade como poucos e tem um discurso afinado com as causas sociais.