Coluna

Organizações Sociais não cumprem metas, diz relatório que chegou à Alego

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 07 de junho de 2021

A Comissão de Finanças da Alego, presidida pelo deputado Thiago Albernaz (Solidariedade), vai apreciar relatórios de duas organizações sociais que gerenciam hospitais em Goiânia: Associação Comunidade Luiz da Vida, que está à frente do gerenciamento do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq); e o Instituto de Gestão e Humanização (IGH) que presta serviço ao Hospital Estadual de Urgências de Urgências de Aparecida de Goiânia. Na avaliação da Secretaria de Saúde, há descumprimento das metas contratuais para gestão do Credeq, no período de 27 de julho de 2020 a 26 de janeiro de 2021; e no Huapa, o IGH cumpriu parcialmente os indicadores de metas de produção e de desempenho, de maio a novembro de 2020. 

Salvar vidas 

Enquanto a realização da Copa América no Brasil continua rendendo polêmica, o governador Ronaldo Caiado destaca que Goiás já recebeu mais de 3 milhões de doses de vacina contra a Covid-19, e que a imunização tem salvado vidas no Estado. 

Continua após a publicidade

Paralelo  

Opositores ao presidente Bolsonaro ironizam o fato de ele defender uma Seleção Brasileira paralela, caso os jogadores boicotem a Copa América, depois do citado Ministério da Saúde e orçamento paralelos. 

Cobrança  

Ao reagir a um comentário do deputado federal Major Vitor Hugo (PSL), de que o Exército agiu certo ao não punir o ex-ministro da Saúde e general Eduardo Pazuello, um internauta goiano indaga se o parlamentar concorda com ato de insubordinação. 

50 anos depois 

A família do advogado goiano nascido em Morrinhos, Paulo de Tarso Celestino, deverá ser ressarcida pela União pela morte dele, em 1971, depois que o MPF pediu responsabilização civil de ex-agentes militares durante a ditadura militar. 

Corporativismo  

É forte a reação de juízes r procuradores de Justiça à PEC que tramita no Congresso Nacional, porque a matéria reduz período de férias de 60 para 30 dias. Privilégio que o trabalhador não tem. 

Barrado  

Continuam suspensos contrato entre o município de Alto Horizonte, do prefeito Luiz Borges (PSD) e duas construtoras para execução de obras de um hospital municipal, por irregularidades. A decisão é do Superior Tribunal de Justiça, que negou pedido de Borges, que queria destravar o processo. 

Expectativa 

O senador Jorge Kajuru (Podemos) ainda não perdeu a esperança de integrar a CPI da Covid, depois que se cogitou mexer com as peças que fazem parte da comissão. 

Ministeriável  

Bolsonarista de carteirinha, o senador e presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, ainda não desistiu de indicar um nome do partido para a Esplanada dos Ministérios. O nome do presidente em Goiás do partido, Alexandre Baldy, é um dos que constam na lista de Nogueira. 

CURTAS 

– Em defesa da urna eletrônica, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, vai à Câmara Federal discutir a PEC que prevê a impressão de votos, com defende o presidente Jair Bolsonaro e bolsonaristas. 

– Para o vereador Thialu Guiotti, presidente do Avante, os jogos da Copa América, em Goiânia, vão movimentar a economia local.