Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Coluna

Os políticos já não falam a mesma língua da sociedade

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 22 de abril de 2023

Novas tecnologias, com suas ferramentas inovadoras em todos os setores da atividade humana, principalmente na difusão rápida de informações, ideias, fatos ou simples acontecimentos dentro da comunidade virtual, relegaram os conceitos difundidos pelos políticos como peças de museu. São ouvidos, mas normalmente ignorados por estarem desconectados da realidade das pessoas que vivem no mundo real. Suas ideias não têm serventia na labuta contemporâneo da sobrevivência. Essa sociedade célere, inquieta com novos valores, crenças e sonhos não está sintonizada com os discursos dos políticos. Essa nova sociedade brasileira, outrora alheia às decisões de seus representantes no Congresso e nos Legislativos dos Estados e municípios, entrou em modo alerta. Passou a fazer parte do mundo novo que choca o presidente Lula e seus associados no poder. Essa gente que não faz parte do lulopetismo não faz coro às narrativas construídas no meio acadêmico e partidário. Assim como o Lula, os eleitos para formular leis importantes ao conjunto da sociedade também estão desconectados da realidade cotidiana das pessoas. São prisioneiros de fórmulas arcaicas com raízes históricas construídas ainda no Brasil Colônia Portuguesa. Somam-se a eles juízes – salvo raras exceções – imersos em uma redoma de privilégios e se comportando como donos do poder. Essa democracia em que os poderes não falam a mesma língua de seus cidadãos e nem interpretam as mudanças comportamentais da sociedade tende a ser tudo, menos democrática.

Caiado próximo dos conservadores

Ao participar da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil Ministério Madureira (Conamad), nesta sexta-feira (21), em Brasília, o governador Ronaldo Caiado sinaliza que seu projeto em 2026 é se candidatar a presidente da República. O público presente era de várias partes do País e conservador.

Continua após a publicidade

Não será fácil

O arcabouço mal chegou na Câmara e o deputado relator, Cláudio Cajado (PP-BA), aliado do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), já avisou: do jeito que o governo quer não será aprovado. Vem dor de cabeça para Lula.

Base rachada

A eleição para prefeito em Cristalina ano que vem promete ser acirrada. Diferente de pleitos anteriores, a base do prefeito Daniel do Sindicato (UB), que não pode disputar mais a prefeitura, está rachada. O vice, médico Luiz Otávio, disse que vai enfrentar o secretário de Governo e aliado do prefeito, Jean Eustáquio (MDB).

Grupo Dr. Osório

Embora lidere um grupo menor, o advogado e ex-vereador Dr. Osório trabalha para aglutinar mais partidos que fazem oposição ao prefeito Daniel do Sindicato. Dr. Osório conta com a divisão da direita em Cristalina, como ocorreu no passado. Outro ponto a seu favor é o apoio de bolsonaristas como o deputado federal Gustavo Gayer e o ex-deputado Vitor Hugo.

TCM fiscaliza

A partir desta segunda feira (24), o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) dá início à Fiscalização Ordenada na Educação e vai até o dia 27. A ação tem como objetivo verificar as condições adequadas referentes à acessibilidade, estrutura predial, conservação, saneamento básico, energia elétrica, sistema de combate a incêndios e alimentação.

25 municípios

Nesta primeira etapa, o TCM vai fiscalizar 25 instituições nos municípios de Terezópolis, Goianápolis, Hidrolândia, Aragoiânia, Abadia de Goiás, Caturaí, Senador Canedo, Bonfinópolis, Goianira, Inhumas, Goianápolis, Aparecida de Goiânia e Guapó, onde estão matriculados quase 8 mil alunos. (Especial para O Hoje)