O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 14 de dezembro de 2025

Pábio acredita que os votos do Entorno darão a vitória para Daniel

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 17 de outubro de 2025
Entorno
Takeshi Gondo - Ilustrador

Os municípios de Águas Lindas, com seus 121.801 eleitores, e Luziânia, com 135.083, têm dois nomes consolidados para deputado federal: o ex-prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango (REP), e o veterano deputado federal Célio Silveira (MDB), de Luziânia, que busca a reeleição. Se fossem só eles em busca desses votos em seus redutos, não teriam muito esforço para vencer o pleito. O problema é que tem mais gente em busca desse ativo eleitoral. Situação semelhante ocorre em Valparaíso, onde o ex-prefeito e atual secretário de Goiás para o Entorno, Pábio Mossoró (MDB), deve disputar uma vaga para federal.

No seu rastro, caminha a deputada federal Lêda Borges, que deve migrar para o Republicanos em busca da reeleição. Outro com base em Valparaíso é o deputado estadual Ricardo Quirino (REP), que mira o mesmo objetivo. Ligado à Igreja Universal, deve tirar um bom naco de votos no meio evangélico. Isto sem mencionar o tanto de candidatos a deputados estaduais que buscam a reeleição e novatos que sonham com um lugar ao sol do Poder Legislativo. “Esse número de interessados em representar a região, seja na Alego ou na Câmara Federal, mostra que o Entorno, além de ser um colégio eleitoral importante, representa uma força política para nosso candidato a governador, Daniel Vilela (MDB)”, explica o secretário de Goiás para o Entorno, Pábio Mossoró (MDB).

Ele visitou o grupo O HOJE nesta quinta-feira (16) e conversou com o editor geral do grupo, José Allaesse, e o executivo Gean Allaesse. Pábio frisou que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) “venceu a reeleição no primeiro turno graças aos votos do Entorno e, na eleição de 2026, Daniel Vilela vai receber a mesma avalanche de votos”, garante. Pábio tem essa convicção fundada nos investimentos feitos pelo governo Caiado nos municípios do Entorno. “Saúde, educação, segurança e infraestrutura são as principais ações de Caiado e Daniel no Entorno. Isso conta muito”, pontua o secretário de Goiás para o Entorno.

 

Naçoitan e Wilder tiveram longa conversa

Uma das lideranças mais influentes da Região Oeste de Goiás, o ex-prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, não tem do que reclamar fora da prefeitura. Sua fazenda virou uma romaria de amigos e políticos de variadas siglas em busca de seu apoio ou para troca de ideias sobre a situação política do País e a eleição em Goiás. Nesta quinta-feira (16), quem marcou ponto por telefone foi o senador Wilder Morais (PL). Eles conversaram por quase uma hora e o assunto não poderia ser outro: a eleição para governador e o cenário com a entrada de Marconi Perillo (PSDB) na disputa.

 

Longe de polêmica

De acordo com Nacoitan, Wilder reafirmou o que tem dito aos aliados: não vai entrar em bola dividida com Daniel Vilela (MDB) ou Marconi Perillo (PSDB). “Desconfio que o Wilder constrói, silenciosamente, uma terceira via, longe da polarização Marconi e Daniel, isto porque, por mais que a gente argumente para que ele diga que está no jogo, resiste”, disse Naçoitan à coluna. E faz um desabafo: “Sou grato a ele pela amizade, pois, até agora, nem Marconi e Daniel me deram um telefone, bem diferente de Caiado e Gracinha, que sempre me visitam”.

 

Marconi em Cristalina

Depois da morte de dois líderes mais marconistas de Cristalina, João Fachinello e seu filho Bernardo, o PSDB estava à míngua no município. No entanto, Marconi Perillo oxigenou o partido novamente e, nesta quinta-feira (16), cumpriu uma agenda estritamente política na cidade. Sempre assessorado politicamente pelo vereador Valter Tomaz, o Valtinho do Podemos, bem como um histórico tucano, Cássio Neto e Dr. João Vacaro Neto, encerram a visita na Câmara de Vereadores. De acordo com Valtinho, “o homem mostra que vem forte”.

 

Delúbio e Leandro

Em ritmo de pré-campanha para deputado federal, o ex-tesoureiro do PT e uma das lideranças históricas da legenda, Delúbio Soares, dedicou esta semana para entregar pessoalmente o convite da festa dos seus 70 anos, a serem comemorados neste domingo (19). Um dos convidados ilustres é o prefeito de Aparecida, Leandro Vilela (MDB), com quem mantém amizade desde a época em que Leandro era deputado federal.

 

Alcolumbre salva Lula – Mais uma vez, o presidente do Senado justifica os mimos que o presidente Lula têm feito a ele e seu grupo no Amapá. Alcolumbre adiou a sessão que iria analisar os vetos às alterações no licenciamento ambiental. Na hora H, o governo corria risco de perder.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.