O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade

Parte da direita do DF sonha com Celina Leão governadora pelo PL

Ao antecipar a disputa pela sua vaga logo que tomou posse no segundo mandato ao GDF, Ibaneis Rocha (MDB), entregou um “presente de grego” à sua vice-governador, Celina Leão (PP) dizendo que ela era sua sucessora natural. Foi a senha para os pretendentes ao Palácio do Buriti testar a resistência política de Celina até 2026. […]

Ao antecipar a disputa pela sua vaga logo que tomou posse no segundo mandato ao GDF, Ibaneis Rocha (MDB), entregou um “presente de grego” à sua vice-governador, Celina Leão (PP) dizendo que ela era sua sucessora natural. Foi a senha para os pretendentes ao Palácio do Buriti testar a resistência política de Celina até 2026. Essa deferência de Ibaneis é interpretada pelos adversários do governador, como ‘queimação’ de sua vice, tanto que Celina é constantemente testada devido anúncio antecipado. Volta e meia surge especulações de nomes como o do deputado federal Rafael Prudente (MDB) e do Secretário de Governo, José Humberto Pires ou até mesmo do ex-governador José Roberto Arruda para testar seu índice de liderança. No entanto, o desafio maior de Celina Leão vem do bolsonarismo e os potenciais candidatos ao governo do DF da legenda. Entre eles, o da senadora Damares Alves (REP) e Izalci Lucas (PL). Caso Damares venha a ser candidata como deseja o REP — ela nega —, Celina perderia uma aliada e amiga influente. Quanto a Izalci, “ainda é muito cedo para bater o martelo e afirmar que ele será o candidato bolsonarista”, conta um deputado distrital. Especula-se que, uma corrente ligada a direita conservadora gostaria de ter Celina Leão no PL, onde as chances de vitória logo no primeiro turno seriam pule de 10. Embora Izalci tenha sido um aliado do bolsonarismo no Senado, ele é considerado “cristão novo” na legenda. Para piorar, seu histórico de votos na última eleição para governador foi um fiasco, obtendo menos votos quando disputou eleição para deputado federal em 2010.

Deu ruim para o MDB de Iporá

A nota publicada na edição desta segunda-feira (10) em que aponta o MDB como adversário juramentado do grupo do prefeito Naçoitan Leite (UB), fez barulho na cidade. É que, ao expulsar o vereador Adriano Sena Silva Coutinho do MDB do qual era presidente municipal, imediatamente Naçoitan filiou ele no UB e indicou para vice do pré-candidato a prefeito, Danilo Gleic (PL). “Deu ruim para o MDB. Essa tacada do Naçoitan ao bancar Coutinho como vice de Danilo Gleic (PL), quebrou as pernas dos emedebistas de Iporá”, conta um veterano militante do antigo PFL na cidade.

Educação Mabel

Dentre os pré-candidatos a prefeito de Goiânia, Sandro Mabel saiu na frente ao focar na educação propondo, caso seja eleito, disciplina de educação financeira no ensino básico. Não podem acusá-lo de oportunismo eleitoral, afinal, ele implantou durante sua gestão na Fieg, um dos maiores programas educacionais da instituição, portanto, tem conhecimento de causa.

Mulheres unidas…

…por Aragoiânia com quase 180 participantes sob a coordenação da advogada, Márcia Morais e sua irmã, Adriana Morais em apoio à pré-candidatura a prefeito do empresário, Waldir da Fokus (Podemos). “Acreditamos na força das mulheres para tornar a política um instrumento do bem comum”, dizem Márcia e Adriana.

Linguagem neutra

Mais uma vez o STF interveio e derrubou lei municipal de Águas Lindas de Goiás e Ibirité, Minas Gerais que proibiam o uso da linguagem neutra. A foi por meio do Plenário Virtual, que foi aberto em 31 de maio. O ministro relator do processo – sempre ele –, Alexandre de Moraes cravou que a competência para legislar sobre educação do Governo Federal. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também