Coluna

Parte do Brasil real fecha as portas e grita por socorro

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 13 de setembro de 2023

O Brasil real encontra-se nos municípios e não no Palácio do Planalto, mirante virtual de onde o mandatário de plantão e seus apaniguados veem o País e seus problemas de onde estão e não onde o povo se encontra. A gastança desenfreada do governo Lula tende a aumentar e piorar a economia em 2024. O reflexo desse descontrole nas contas reflete na atividade econômica que, por sua vez, desagua nos municípios, que recebem um valor mais baixo do FPM. Foi esse baque que empurrou os prefeitos brasileiros a fecharem as portas das prefeituras. Por ironia política, o movimento teve início no Nordeste, coração petista que sempre votou em Lula. Nesta quarta-feira (13) – outra ironia na data –, quase 100% das prefeituras goianas vão estar de portas fechadas. “O desequilíbrio entre as receitas e as despesas é tão grande que muitas prefeituras já preveem o atraso no pagamento dos salários de servidores”, diz trecho de uma publicação da AGM. Soma-se a ela a FGM, que aderiu ao movimento. As duas entidades convocam os prefeitos para a manifestação na Alego, a partir das 9 horas desta quarta-feira (13). “A manifestação tem por objetivo alertar as autoridades e conscientizar a população sobre a gravidade das contas nos municípios”, dizem AGM e FGM.

Lula promete ajuda, não agora

Nesta terça-feira (12), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que  o presidente Lula vai ajudar os municípios, mas esse socorro não será imediato. De acordo com o ministro, ainda vai ser enviado um projeto de lei complementar à Câmara dos Deputados para pagar cerca de R$ 10 bilhões ainda neste ano. A conferir.

Continua após a publicidade

Primeiro os pobres

Nesta segunda-feira (11), em Recife (PE), onde foi lançar o PAC regional, Padilha disse que primeiro vai ajudar as prefeituras mais pobres, que, por óbvio, se encontram no Nordeste, reduto petista de onde surgiu o movimento. Isto vai gerar mais protestos pois esse dinheiro é uma gota no oceano de problemas.

Urucubaca tucana

Se não bastassem os inúmeros problemas que enfrenta em São Paulo, DNA dos tucanos, agora a Justiça afasta o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, da presidência do PSDB. Ô urucubaca terrível!

Defesa Lilás

O governador Ronaldo Caiado, a dama da inclusão social, Gracinha Caiado, e a deputada federal Silvye Alves convidam para o lançamento do projeto “Defesa Lilás, União Brasil pelas mulheres”. Será nesta sexta-feira (15), às 19h, no Teatro FacUnicamps, no Setor Coimbra.

Rogério e o povo

Finalmente o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), se libertou das amarras do gabinete e foi para as ruas. “O prefeito está feliz com essa nova fase do gabinete itinerante. Ele ouve as demandas, despacha na hora e a população sai satisfeita com o resultado”, conta um auxiliar que acompanha os mutirões.

Viva Campinas

O histórico Setor Campinas recebe neste sábado (16) uma programação semelhante ao projeto Viva o Centro, idealizado pela vereadora Kátia Maria (PT). O Viva Campinas também pretende ocupar, requalificar, fomentar o comércio e discutir a função social do bairro. (Especial para O Hoje)