Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Coluna

Partidos correm em busca de lideranças boas de votos

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 17 de outubro de 2023

Os partidos de centro, centro-direita e direita que fazem parte da base do governador Ronaldo Caiado (UB) e seu vice, Daniel Vilela (MDB), calculam que podem eleger mais de 70% dos prefeitos nos 246 municípios. Essa meta tem como foco primordial, além de consolidar a liderança de Caiado, reforçar o apoio à candidatura de Daniel Vilela ao governo. Mas, tão importante quanto assegurar um maior número de aliados para Daniel Vilela, as legendas precisam ter o maior número possível de prefeitos, visando eleger o maior número possível de deputados federais. Quanto mais representantes tiver na Câmara Federal, maior é o acesso ao Fundo Partidário. Diante desse desafio, legendas maiores como o MDB, União Brasil, PP, Republicanos e Podemos, entre outras, estão em campo à procura de lideranças com potencial de votos para prefeito. Só tem um problema: existem poucas lideranças com bom capital político de votos para muitos partidos. Então, entra a lei da oferta e procura, ou seja, quem oferece melhor estrutura partidária. Até o prazo final de filiações em 6 de abril. Depois dessa data, será possível especular sobre qual legenda tem mais chances de eleger mais deputados federais.

PP de braços abertos

O acirramento entre direita e esquerda, principalmente entre o PT e bolsonaristas, tende a favorecer o PP de Alexandre Baldy e do deputado federal Adriano [do Baldy] Avelar. Baldy tem orientado sua equipe para não poupar argumentos nas tratativas com lideranças que buscam apoio do PP para disputar cargo de prefeito. “Estamos de braços abertos para receber novas lideranças comprometidas com Goiás e o Brasil”, diz Baldy.

Continua após a publicidade

Dr. Luís no PP

Em Cristalina, onde os conservadores têm raízes, o PP iniciou conversas com o pré-candidato a prefeito Dr. Luís Otávio, oferecendo a estrutura partidária dos Progressistas à sua filiação. “Tudo caminha para dar certo. O Dr. Luís vem para a base do governador Caiado e Daniel e depois de eleito, pode contar com a estrutura nacional do PP”, pontua Adriano Avelar.

Correndo atrás

Foi só a Xadrez publicar que o governador Ibaneis Rocha (MDB) e sua vice, Celina Leão (PP), “nadam de braçadas” sem oposição relevante até o momento na eleição de 2026, que o PL, Republicanos e União Brasil entraram em cena. Eles propõem uma união para disputar o GDF com Celina Leão.

Michelle no Senado

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) caminha para disputar uma das duas vagas ao Senado em 2026. Como o governador Ibaneis Rocha é pule de dez no favoritismo, Michelle terá muitos bons adversários pela frente. A conferir.

Acieg debate

A Acieg promove nesta quarta-feira (18), a partir das 14 horas, debate on-line sobre Logística Reversa de Embalagens em Goiás. O objetivo é fornecer informações essenciais às empresas para atender as exigências legais e de mercado.

Cannabis medicinal

O vereador Lucas Kitão (PSD) levou o programa de centros municipais de tratamento com cannabis medicinal para o setor científico. O pessedista é autor de um programa de implementação dos centros nos municípios e vai apresentar a ideia da plataforma na Semana Científica da UniEvangélica, em Anápolis. (Especial para O Hoje)