Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Coluna

Patrocinadores de Vilmar tendem substituir sua atuação em Aparecida

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 19 de junho de 2024

Ao longo de sua vida pública como vereador, vice e prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (União) não imaginava que seus patrocinadores políticos colocariam em dúvidas seu protagonismo como pré-candidato a prefeito de Aparecida. Nem mesmo o esforço cotidiano como ator principal à frente da gestão de Aparecida, conseguiu sensibilizar a opinião pública que merece uma chance para se apresentar em 6 de outubro. O ceticismo do público votante e não votante aos seus apelos, tem sido de indiferença. Assim, diante da importância política e estratégica do palco de Aparecida, os patrocinadores de Vilmar Mariano, liderados pelo governador Ronaldo Caiado, líder do União Brasil e do vice, Daniel Vilela e do ex-prefeito, Gustavo Mendanha, do MDB, copatrocinadores do espetáculo democrático de Aparecida, tende a jogar a toalha no palco e pedir a troca do ator Vilmar. Este enrosco terá que ser resolvido por Ronaldo Caiado para, se for o caso extremo, pedir a Vilmar sua substituição como pré-candidato da base governista. Nesse caso, o novo ator politico será Leandro Vilela (MDB), melhor avaliado em todas as pesquisas, conforme informações extra oficiais da base governista. Além disso, existe um acordo celebrado entre os patrocinadores de Vilmar que, após três meses – vencidos esta semana –, caso ele não empolgasse o público votante, seria substituído.

‘Quo Vadis, Vilmar Mariano?

A pergunta que se faz no meio político é: ‘Quo Vadis, Vilmar Mariano”? ou seja, qual será o destino do prefeito de Aparecida se ele for substituído? Vilmar já disse publicamente que vai disputar a vaga na convecção do União Brasil. Isto significa que, dependendo da conversa com Ronaldo Caiado, pode virar um poço de mágoas e liberar seu pessoal fiel para votar no Professor Alcides (PL). No entanto, a avaliação dos otimistas é que, se Vilmar receber aval de Caiado para disputar a reeleição e Leandro Vilela pelo MDB, ajudaria forçar um segundo turno. Pode ser.

Continua após a publicidade

Popular, mas…

“A popularidade do ex-presidente Jair Bolsonaro é tamanha que é convidado até para apartar briga de vizinhos”, expressão dita por um bolsonarista do agro que participou da carreata em Rio Verde de apoio ao pré-candidato a prefeito do PL, Lissauer Vieira. De fato, Bolsonaro tem sido convidado para eventos em todo o país.

…nem tanto assim

Para os adversários de Lissauer Vieira, a carreata em Rio Verde não teve o público esperado, no entanto, por se tratar de um dia de trabalho, segundo apoiadores de Lissauer, “ultrapassou as expectativas”.

 “Escolho Conciliar”
Os presidentes do SecoviGoiás, Antônio Carlos da Costa, da Associação dos Desenvolvedores Urbanos de Goiás (ADU-GO), João Victor Araújo e do TJGO, Desembargador Carlos Alberto França, assinam nesta quarta-feira (19), o termo de cooperação do projeto “Eu Escolho Conciliar”. Parceria será feita entre o Fórum Goiano de Habitação e o Tribunal para estimular a conciliação.

Cannabis medicinal
O projeto de lei que cria a carteirinha de identificação para pacientes com cannabis medicinal ficou para ser votado nesta quarta-feira (19), após a sessão desta terça-feira (18) não ser aberta. Esta é a 4ª iniciativa do vereador Lucas Kitão (União), autor de leis como a autorização da distribuição do medicamento na Capital.

Mulher na política

Nesta quinta-feira (20), ocorre o seminário de formação política para as mulheres no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, conhecido como Casa Rosada, na Praça Cívica. Participa do encontro, a Procuradora de Justiça, Villis Marra Gomes.