Paula Belmonte pede estudo sobre potencial do Entorno


A deputada distrital Paula Belmonte (por enquanto no Cidadania), tomou uma iniciativa que pode contribuir com a interação do Distrito Federal e os municípios goianos do Entorno. Nesta quarta-feira (14), a deputada bateu à porta do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli (PSB) com pedido para um estudo sobre a vocação econômica e industrial da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal (Ride-DF).
Paula vê um grande potencial econômico e social na região que tem uma identidade muito forte com Brasília, sendo a maioria, prestadores de serviço ou funcionários públicos que moram na região. São cerca de 1,5 milhão de habitantes, com renda média de dois salários mínimos. Devido a essa disparidade entre o poder aquisitivo da população do DF em relação ao Entorno, as demandas sociais acabam por precarizar os serviços públicos do DF.
O estudo, proposto pela deputada Paula Belmonte, deve incluir indicadores como renda, mobilidade urbana, acesso à infraestrutura, perfil industrial, educação profissional e geração de empregos, perfil industrial, educação profissional e geração de empregos. No ofício entregue a Ricardo Capelli, “está em conformidade com a Lei Complementar nº 94/1998, que regulamenta a atuação integrada entre o DF, Goiás e Minas Gerais. “Queremos construir alternativas reais para ampliar a capacidade econômica da Ride e diminuir as desigualdades históricas em relação ao DF”, conclui a deputada.
Solidariedade está fora
Embora os tucanos batem bumbo para chamar a atenção do Solidariedade comandado nacionalmente pelo deputado federal, Paulinho da Força (SP), a tendência é passar longe de uma federação com o Podemos+PSDB. Aliados de Paulinho garantem que, “é preferível ficar sozinho em 2026 que federar com partido maior que a gente”, disse uma liderança em Brasília à coluna.
Desvantagem
A explicação para a resistência do Solidariedade em federar com uma legenda maior, está no risco de ser “engolido” como aconteceu com o PSDB e o Cidadania, PT, PCdoB, Psol, Partido Verde, entre outros. “Tiveram prejuízo eleitoral e perderam a identidade”, afirma a fonte da coluna.
Caiado bate duro
Governador de Goiás e pré-candidato a presidente a República, Ronaldo Caiado (União Progressista), bate duro no governo do petista Luiz Inácio Lula da Silva, Vídeos que circulam nas redes sociais e também em postagens no ‘X’, assunto como o “roubo dos aposentados”, insegurança pública e a economia em frangalhos, tem os assuntos mais abordados.
Doria prega união
No evento promovido pelo Lide em Nova York, o ex-governador de São Paulo, João Dória, destacou a importância da união entre os Três Poderes e a necessidade de pôr fim à polarização política no Brasil. Ele segue na mesma toada de lideranças políticas e empresariais que se cansaram dessa polarização.
Simone guerreira
A prefeita de Formosa, Simone Ribeiro, disse à coluna, que enfrenta uma campanha de sabotagem na gestão. “Eu imaginava que seria difícil, mas não de forma como estão tentando me desacreditar como gestora. Ainda tem muita gente dentro da prefeitura ligada ao antecessor e à elite da cidade que não assimila a derrota eleitoral”, protesta ela.
Derrota da elite
A derrota da elite centenária de Formosa para Simone, que não pertence ao círculo dos caciques que, historicamente se alternavam na Prefeitura de Formosa, não ficaria barato. “Eu estava calada, trabalhando muito para atender as demandas mais urgentes, mas sabotar a gestão, ai é demais. Vou afastar e se for o caso, demitir quem está contra a população. As pessoas mais vulneráveis de Formosa que mais precisam dos serviços públicos, merecem respeito”, pontua Simone.