Coluna

Paulo Octávio pode ser um forte aliado de Gustavo Mendanha no Entorno

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 19 de agosto de 2022

Numa campanha eleitoral majoritária, não basta ser um bom moço ou ser bem avaliado pela população. O conjunto da obra para quem precisa vencer o adversário, sugere errar menos e ter o maior número de aliados e recursos possíveis. Sem esses ingredientes, dificilmente se conquista uma vitória política. Sabendo disso, o candidato ao Governo de Goiás, Gustavo Mendanha (Patriota) se prepara para enfrentar um adversário estruturado e que conta com vários exércitos de apoiadores. Diante do desafio, mirou o Entorno do Distrito Federal, região que detém um capital político acima de 800 mil eleitores, mas precisa ser conhecido por esse cidadão. Por isso ele recorreu ao mega empresário e liderança política influente na região, Paulo Octávio (PSD). Além de candidato a governador no Distrito Federal, é a liderança que mais conhece o Entorno e seus líderes, seja prefeito, vereador, religiosos e também populares. Se as conversas evoluírem, Mendanha ganha musculatura política e pode tirar votos de Ronaldo Caiado.

Não sabia

A rapidez em que o nome de Vilmar Rocha (PSD) foi escolhido para ser o candidato ao Senado da sigla na base caiadista, surpreendeu até mesmo o seu colega presidente do partido no Distrito Federal, Paulo Octavio, mais conhecido como ‘PO’. Ele também é candidato ao governo do DF e só ficou sabendo sobre a candidatura por meio da coluna Xadrez.

Continua após a publicidade

Baré na mira

O coordenador político de Gustavo Mendanha (Patriota) junto aos municípios, Cleudes Baré entrou no radar do serpentário dos mendanhistas. Tem gente desconfiada que Baré “é mais Marconi do que João Campos”. A frase sintetiza o grau de animosidade que os apoiadores de Mendanha alimentam sobre o candidato tucano ao Senado. Nem o freio de arrumação que trocou Jorcelino Braga pelo vice, Heuler Cruvinel (Patriota) na coordenação geral da campanha de Mendanha, arrefeceu os ânimos dos descontentes que vêm Baré como aliado de Marconi.

Vilmar negociador

Nos bastidores da Câmara de Vereadores de Aparecida e no gabinete do prefeito Vilmar Mariano (Patriota), o trânsito está congestionado devido o entra-e-sai de negociadores. Todos em busca de uma solução para uma possível debandada de aliados de Mendanha para Ronaldo Caiado (União Brasil) e Marconi Perillo (PSDB). O prefeito ‘Vilmarzinho’ tornou-se peça-chave para estacar a sangria política.

Vaquinha virtual

Em entrevista ao programa Face do Poder do canal O Hoje News nesta quinta-feira (18), o advogado pernambucano especialista em Direito Eleitoral, Pablo Bismarck disse que a ‘Vaquinha Virtual’ que arrecada recursos para a campanha de candidato, não avançou no Brasil. “Não temos a tradição dos americanos que é natural esta prática de financiamento. A campanha de Barack Obama, por exemplo, foi quase toda patrocinada por doações”.

Deputados federais

Três candidatos a deputados federais do Entorno de Brasília que tem chances de serem eleitos com votos da região: Lêda Borges (PSDB), Célio Silveira (MDB) e Hildo do Candango (Republicanos). Em comum entre eles o fato de terem sidos prefeitos em seus respectivos municípios.