Coluna

Pedido de Lira para Senado alterar pontos da reforma anima aliados de Caiado

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 26 de julho de 2023

Nesta segunda-feira (24), em palestra no Grupo de Líderes comandado por João Doria, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), defendeu que o Senado altere pontos da reforma tributária. Mesmo sem especificar quais artigos, soou como um estímulo aos aliados do governador Ronaldo Caiado (UB). O chefe do Executivo goiano trava uma batalha para que haja alterações em alguns artigos aprovados na Câmara. A fala de Lira é vista como um reforço em alguns pontos que, na avaliação de Caiado, travam o crescimento de Goiás e de Estados emergentes. Para o presidente do Fundeinfra, Pedro Sales, a “reforma é uma excelente oportunidade para formalizar a contribuição do fundo e conferir segurança jurídica à cobrança”. Sales também contesta o argumento do que é “mais um puxadinho” ou que vai contra a simplificação dos tributos. “Não se sustenta. Trata-se de incidência específica sobre as commodities de cada Estado. Não tem nenhuma dificuldade de conviver com a implementação gradual do IVA”, garante Pedro. Para o presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília e prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), a preocupação dos prefeitos é se a atividade econômica cair, a arrecadação do município tende a atrasar pagamento de salários e custeio da máquina. “Sem outra receita a não ser a ‘mesada’ do governo, fica difícil administrar gastos e investimentos em infraestrutura, por exemplo”, se preocupa Pábio. No entanto, diz acreditar que o Senado, como Casa Revisora, vai “olhar com atenção aos municípios”.

Pontos polêmicos podem ser alterados

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Vanderlan Cardoso (PSD), diz acreditar que os pontos polêmicos da reforma tributária podem ser alterados. De acordo com fontes de seu gabinete, as discussões devem começar para valer a partir do dia 7 de agosto. “A equipe de técnicos que assessora a CAE conta com profissionais de alto nível vindos do Ipea e do Banco Central. Eles vão ajudar nas reuniões que o senador fará com os governadores e prefeitos antes da votação.”

Continua após a publicidade

Sem pressa

Na avaliação de especialistas, o Senado, por ser uma Casa Revisora, não vai aprovar a reforma às pressas como foi na Câmara. Os senadores não vão deixar o mérito todo com Arhur Lira e a tendência é ganhar protagonismo.

Nova direção

A cúpula do Cidadania em Goiás sacramentou, nesta terça-feira (25), o farmacêutico e empresário Michel Roriz como novo presidente municipal da legenda em Anápolis. O presidente estadual do partido, Gilvane Felipe, ressalta que “começa agora uma grande renovação no partido em Anápolis que já será visível nas eleições de 2024”.

Delúbio em Iporá

Quem deu sinal de vida política em Iporá nesta terça-feira (24) foi o ex-tesoureiro nacional do PT, Delúbio Soares. Ele estava acompanhado da ex-deputada federal Neyde Aparecida e do ex-vereador Paulo Alves.

Naçoitan anfitrião

O anfitrião, prefeito de Iporá, Naçoitan Leite (UB), aproveitou a visita para apresentar uma lista de pedidos. Entre eles, moradias populares do Minha Casa, Minha Vida e verba para asfalto novo e recapeamento.

Extremos juntos

Os opostos políticos podem conviver civilizadamente. “Tivemos um animado encontro sem qualquer diferença ideológica ou partidária. Entendendo lideranças precisamos unir forças em benefício da população sem abrir mão da pluralidade de ideias”, diz Naçoitan. (Especial para O Hoje)