O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Pedro Lupion no REP reforça capital político de Tarcísio junto ao agro

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 29 de outubro de 2025
Pedro Lupion
Ilustração: Takeshi Gondo

Na política, a leitura de sinais e gestos dizem mais do que as palavras e permitem variadas leituras, principalmente em ano pré-eleitoral. A filiação do deputado federal pelo Paraná e presidente da poderosa Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion, nesta quarta-feira (29), sugere diversas análises e interpretações. Lupion lidera uma força influente no Congresso, com aproximadamente 300 deputados federais entre os 513 e 50 senadores entre os 81. Um contingente de representantes conservadores e de direita nada desprezível.

Mesmo que Tarcísio desvie do assunto candidatura a presidente, o fato de ele comparecer à filiação de Lupion aumenta a especulação de que o Republicanos reforça o time para um voo maior em 2026. Faz sentido a especulação, afinal, o governador de São Paulo lidera o ativo de expectativas de que tem chances de enfrentar o poderoso Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com a filiação de Pedro Lupion, o Republicanos passa a ter 45 deputados federais e, ao lado do PP, do qual Lupion se despende, União Brasil e outros partidos que reúnem a direita, Tarcísio tem uma reeleição quase garantida em São Paulo, mas a direita quer mesmo é ele na disputa presidencial.

Marussa vê Tarcísio na disputa presidencial

A coluna conversou com a deputada federal por Goiás, Marussa Boldrin (MDB), que teve conversa com Pedro Lupion sobre sua ida para o Republicanos. “Ele acredita que o setor do agronegócio pode reforçar muito a reeleição de Tarcísio em São Paulo, mas se ele for candidato a presidente da República, o agro brasileiro em sua maioria vai apoiá-lo”, pontua Marussa. A deputada goiana é uma das lideranças do agro que tem conquistado respeito junto às lideranças do agro dentro da FPA.

Filiação concorrida

Estão previstas na filiação de Lupion as presenças do governador Tarcísio de Freitas, do presidente da Câmara, Hugo Motta, e dos principais líderes da FPA. “Acredito que será um dos maiores eventos de filiação este ano. Lupion, além de uma liderança respeitada pelos deputados, é um incansável articulador na defesa do agronegócio brasileiro”, atesta Marussa Boldrin.

Caiado solidário

Atento ao debate sobre segurança pública no País e defensor de ações mais duras para enfrentar o crime organizado, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), gravou um vídeo se solidarizando com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). “Parabéns. Essa decisão de enfrentar o crime recebe o aplauso hoje do Brasil. Me deu orgulho ver que, sem a proteção e a participação do Governo Federal, enfrentou com coragem e raça e mostra a importância das nossas forças de segurança.”

Magela venceu

A proposta defendida por Geraldo Magela para adiar a disputa das prévias que iriam escolher o candidato do PT ao governo do Distrito Federal em 2026 teve o respaldo do presidente nacional do PT, Edinho Silva. Até um entendimento consensual está suspenso. Os dois postulantes, Geraldo Magela e Leandro Grass, recuaram e a executiva nacional deve buscar um entendimento.

Delúbio articula

O estreante na corrida para conquistar uma vaga na Câmara Federal pelo PT, Delúbio Soares, mantém intensa agenda, dividida entre visitas em busca de aliados e conversas em Brasília. Delúbio é articulado e tem um arco de apoios que vai da esquerda aos conservadores de direita. “A ideia de Delúbio é dialogar com todos os segmentos que buscam o melhor para Goiás e o País, além de mostrar o quanto o presidente Lula fez em seu terceiro governo”, conta um assessor.

Dor e mortes no Rio – Não tem mais como ignorar a violência crescente no País, particularmente no Rio de Janeiro. A guerra travada entre forças de segurança e criminosos nesta terça-feira (28) deixou um saldo de mais 60 mortos, além de feridos, cifra que só acontece em guerras assimétricas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.