Quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Coluna

Pedro Sales corre para concluir projeto BRT Luziânia-Brasília

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 28 de setembro de 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta quarta-feira (27), o edital Seleções, modalidade do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltada para atender os projetos prioritários apresentados por Estados e municípios em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura social e urbana e mobilidade. Na primeira etapa, estão previstos R$ 65,2 bilhões em investimentos. Uma das obras prioritárias do governador Ronaldo Caiado (UB) no Entorno é o BRT Santa Maria (DF) a Luziânia (GO). O projeto está com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e o titular, Pedro Sales, e sua equipe trabalham 14 horas por dia para concluir os estudos a tempo de serem registrados no sistema do Governo Federal até 10 de dezembro. Pedro aproveitou um levantamento que já existia na Goinfra e ampliou com novas alças de acesso e vicinais. “Além do BRT, uma reivindicação antiga do Entorno Sul, o governador Ronaldo Caiado também quer resolver o desafio do transporte entre os municípios que fazem fronteira com Brasília”, diz a secretária para a Região do Entorno, Maria Caroline Fleury. Ela acrescenta que as obras contempladas pelo PAC em Goiás, como moradia e infraestrutura, são prioridades do governador. “Só no BRT para Luziânia serão destinados mais de R$ 1 bilhão”, conta Caroline.

PSD bota pressão em Lula

Depois do Centrão, agora é a vez do PSD botar pressão no governo Lula por cargos. As imagens do cerco ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nesta terça-feira (26), deixaram evidente que o governo não terá vida fácil com essa turma. Para piorar o que já estava ruim, os Republicanos resistem em apoio integral ao governo.

Continua após a publicidade

Passou batido

A não ser pelo anúncio de página inteira nos principais jornais do País, o aniversário de 12 anos da fundação do PSD passou quase despercebido em Goiás. O presidente de turno, Vanderlan Cardoso, nem sequer publicou uma nota dizendo: “Oi, gente, este é o meu novo partido e temos grandes planos para 2024”.

Calmaria no Paço

“Depois da tempestade vem a bonança”, ditado antigo que descreve a aflição de quem passa por fenômeno da natureza seguido de calmaria. É o caso do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, que enfrentou todo tipo de vendaval, principalmente em seu partido, o Republicanos, mas agora é semear as boas sementes para a colheita em outubro de 2024.

Caiado e Ibaneis

Em política não podem existir mágoas quando há muito desencontro de ideias. Talvez este conceito tenha motivado o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), a ter quebrado o clima de distanciamento entre ele e Ronaldo Caiado. Ibaneis enviou felicitações ao colega Caiado pela passagem do aniversário nesta segunda-feira (25).

“Visão e liderança”

“Gostaria de parabenizá-lo por sua visão e liderança no Estado goiano, assim como desejo que nossos Estados sigam trabalhando juntos sempre pensando no melhor desenvolvimento do Entorno do Goiás e do Distrito Federal”, diz a mensagem de Ibaneis.

Política e economia

Foi lançado nesta terça-feira (27), em Brasília, o livro “A Arte da política econômica”, editado pelo pesquisador José Augusto C. Fernandes, com base no podcast do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças. O livro traz entrevistas com os principais economistas do País, incluindo a ex-secretária de Economia de Goiás, Cristiane Schmidt. (Especial para O Hoje)