Coluna

Pedro Sales vai ao BNDES em busca de PPP para saneamento no Entorno Sul

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 18 de fevereiro de 2023

Na primeira semana após o Carnaval, o titular da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Pedro Sales vai ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) em busca de Parceria Público Privada (PPP) para saneamento básico no Entorno Sul de Brasília. “Esta é uma prioridade do governador Ronaldo Caiado para resolver o problema de saneamento básico nos municípios de Valparaíso, Cidade Ocidental e Luziânia”, garante Sales. O crescimento acelerado desta região nos últimos 10 anos, provocou um adensamento urbano que causa transtornos no fornecimento de água e esgoto aos quase 500 mil habitantes das três cidades. “Eu e o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski já temos agenda marcada com o diretor de Planejamento Estratégico, Saneamento, Transporte, Logística e de Energia do BNDES, Nelson Henrique Barbosa Filho. A determinação do governador é para que a busca de solução para o saneamento no Entorno Sul seja uma prioridade e vamos buscá-la”, garante Pedro.

Confiança em Jovair

A maioria dos vereadores que tiveram conversas com o secretário de Governo Municipal, Jovair Arantes (Republicanos) saíram otimistas com o que ouviram. O secretário da Segov disse que, logo após o Carnaval, ele terá em mãos, todos os cargos indicados pelos vereadores. A partir desse diagnóstico, avaliar quantos indicados tem cada aliado, onde e cargo. Quem não tiver indicação será exonerado.

Continua após a publicidade

Base unida

Jovair avalia que todos os vereadores tem alguém nomeado, direta ou indiretamente na administração do município, portanto, o mapa de nomeações vai determinar a lealdade ao prefeito. “Não importa se ficar 20, 25 ou mais vereadores. O que realmente conta é a lealdade”, diz um vereador aliado.

Leandro Sena

O ex-lider do prefeito Rogério Cruz na Câmara de Vereadores, Leandro Sena (sem partido) avalia que Jovair Arantes está no caminho certo ao dialogar diretamente com os vereadores. “Quando fui líder do prefeito, procurei conversar com todos os colegas e foi um período bom para a Câmara e o Paço”.

Não procede

A notícia de que o secretario de Mobilidade da Prefeitura de Goiânia, Horácio Mello e o Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran de Sousa Ribeiro estavam demissionários, não procede conforme fontes do Paço. “Eles estão cumprindo agendas normalmente”, diz a fonte.

Vilmar com vereadores

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano (Patriotas) tem despachado com os vereadores do município toda sexta-feira. A ideia da agenda é atender demandas da população e priorizar o que é mais urgente, principalmente serviços básicos como tapa buracos, roçagem e reconstrução de trechos de ruas destruídos pelas chuvas.

Pediu exoneração

A secretaria do gabinete do prefeito de Aparecida, Lívia Aparecida Fernandes pediu exoneração do cargo e não foi despedida pelo prefeito Vilmar Mariano como noticiado pela mídia. “Ela é funcionária concursada da Câmara de Vereadores e estava cansada pelo estafante serviço no gabinete, por isso pediu exoneração”, disse uma fonte ligada ao prefeito.