Coluna

Pellozo no UB força Vanderlan a buscar candidato em outra sigla

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 23 de junho de 2023

Por enquanto, não houve animosidade entre o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo – de mochila afivelada para o UB de Ronaldo Caiado –, e o presidente do PSD regional, senador Vanderlan Cardoso. Pode não ter tido atritos visíveis, mas, nos bastidores, o clima não é propício para navegar nesse mar de ventos fortes e ondas gigantes. Seguindo a lógica que rege os mais recentes movimentos do prefeito Pellozo, pode se dizer que a criatura engoliu o criador. A argamassa que unia os dois oxidou com o tempo e a sólida relação política do passado evaporou-se. Vanderlan e Pellozo estavam em modo avião há um bom tempo por conta de divergências na gestão. Voltaram a conversar, mas foi mais um comunicado de Pellozo dizendo que iria deixar o PSD do que propriamente uma conversa entre aliados. Agora, o tabuleiro do xadrez político muda, tanto que o MDB entregou o comando do partido em Senador Canedo para Henrique Arantes, forçando Alexandre Braga a buscar outro abrigo. O ex-deputado Rafael Gouveia também entrou no jogo, mas com a camisa do Republicanos. Por enquanto, o ex-prefeito Divino Lemes e Carpergiane Silvestre dizem que são pré-candidatos, mas ainda não definiram por qual legenda. A tendência é que Vanderlan banque outro nome para fazer frente a Fernando Pellozo em 2024.

Caiado mantém criticas à reforma

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), foi duro em defender os interesses do Estado na reunião de governadores com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-PI). A fala mais ácida foi quando Caiado disse que a reforma mais parece um projeto de poder e não de Estado. A percepção do governador goiano é que a maioria de seus colegas jogaram a toalha e aderiram ao projeto do governo. A luta agora será no Plenário do Congresso.

Continua após a publicidade

Baldy bate duro

Em entrevista ao portal de notícias econômicas InfoMoney, o presidente do PP em Goiás e da Agehab, Alexandre Baldy, tece duras críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na avaliação do ex-ministro das Cidades, as ações do governo no campo do saneamento básico, com a edição de dois decretos alterando de forma substancial o marco legal aprovado pelo Congresso Nacional na legislatura anterior, além de retrocesso, provoca insegurança jurídica aos investidores.

Tempo à política

De acordo com o portal de notícias da Veja, Alexandre Baldy vendeu sua empresa Allbox Embalagens para a multinacional All Four Labels por R$ 500 milhões. A avaliação é que ele vai dedicar mais tempo à politica e sua candidatura ao Senado em 2026.

Rombo impagável

Assusta saber que o déficit da Previdência Social caminha para atingir 10,24% do PIB brasileiro até 2100. Se continuar nesse ritmo, o rombo, pasmem, pode chegar aos R$ 24 trilhões. Adeus, aposentadorias.

Região da 44

Representantes da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44) se reuniram, nesta quinta-feira (22), com o secretário da Infraestrutura de Goiás, Pedro Sales (UB), para tratar projetos como a construção de pórticos e sistemas de sinalização; infraestrutura sobre água pluvial, além de esgoto na região. Os recursos serão provenientes de emenda parlamentar do senados Wilder Morais (PL).

Fazendo sua parte

Projeto de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB) pode contribuir com a procura por doadores de sangue. A Alego aprovou o PL 374/23, que estipula inserção de campanha de doadores em talões de água, energia, telefone e internet em Goiás. (Com Yago Sales e Rodrigo Melo – Especial para O Hoje)