Coluna

PGE deve recorrer de suspensão de vacinação de policiais

Publicado por: Venceslau Pimentel | Postado em: 06 de maio de 2021

Em razão da insatisfação das forças de segurança de Goiás e salvamento, a quem vinham sendo destinadas vacinas contra a Covid-19, por conta de aprovação do Centro de Emergências de Goiás (COE), a Procuradoria-Geral do Estado estuda recorrer da decisão do ministro do Tribunal Superior de Justiça (STF), Edson Fachin, que suspendeu a imunização desses grupos policiais, por entender que o processo se dava de forma indiscriminada. A reclamação ao Supremo foi interposta pelo Ministério Público Estadual, alegando que as doses estão sendo aplicadas, também, em quem não tem contato direto com o público. Enquanto isso, pelo período que a procuradora-geral Juliana Diniz Prudente não se posicionar, a vacinação para esses grupos continuará suspensas no Estado. 

Garantia  

À época em que a vacinação de policiais teve início, no dia 29 de março, o secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, garantiu que ninguém seria prejudicado com a reserva de 5% do montante de imunizantes recebidos por Goiás. 

Continua após a publicidade

Como fica? 

Nessa data, a Secretaria de Segurança Pública informava que desde o início da pandemia, mais de 4,2 mil militares haviam sido acometidos pela Covid19, com contágio superior a 18%, quase o triplo na comparação com a população em geral. 

Fake news 

Em ano pré-eleitoral, discurso de ódio dirigido a pré-candidatos em publicações de cidadãos comuns, em seus perfis nas redes sociais, pode configurar propaganda antecipada negativa, no entendimento do Tribunal Superior Eleitoral. Se configurada, pode haver multa. 

Prazo esgotado 

A Casa Civil enviou ofício à Alego, informando haver escoado, sem a manifestação da Governadoria, o prazo para a promulgação do projeto que altera a lei que trata de promoções dos oficiais da ativa do Corpo de Bombeiros Militar. 

Dívida herdada 

Vai sobrar para o presidente nacional do Pros, o goiano Eurípedes Júnior, uma multa de R$ 11,2 milhões, caso o partido seja condenado, por despesas irregulares feitas em 2015, com recursos do fundo partidário. Junior chegou a ser afastado da direção da legenda, acusado de desviar dinheiro do Fundo. 

Base eleitoral 

Com significativa base política nos municípios da região norte, o vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania) recebeu das mãos do secretário da Agricultura e Pecuária, Tiago Mendonça, plano que trata de novos projetos de desenvolvimento da região, como também a do Nordeste do estado. 

Pelo TCM 

Contrário à extinção do Tribunal de Contas dos Municípios, Hélio de Sousa (PSDB), diz que pelo texto da PEC que tramita na Alego, o Parlamento perde força, ao reduzir indicações ao TCE, de quatro para três. Com isso, o tucano busca barrar a matéria. 

Coube ao deputado federal Elias Vaz (PSB) ser o porta-voz de noticiar aprovação de projeto que obriga motorista que estiver bêbado a arcar com despesas de tratamento da vítima. Matéria é Daniel Vilela, quando ainda detinha mandato na Câmara. 

CURTAS 

– O deputado Zacharias Calil (DEM) é só elogios aos médicos e profissionais de saúde do SUS, que provam todos os dias que é possível fazer muito, com pouco dinheiro e que realizam um trabalho que muitas vezes é complexo e caro. 

– Presidente do Podemos, José Nelto considera inoportuno debate sobre viabilização de patrocínio de empresas a campanhas eleitorais.