Terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Coluna

PL de Jataí deve bancar Geneilton contra Humberto Machado

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 05 de dezembro de 2023

Em Goiás existem três municípios bolsonaristas de raízes e com economia pujante ligada ao agronegócio: Rio Verde, Jataí e Cristalina. Eles estão no roteiro de apoios do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que se comprometeu a reforçar as candidaturas nas cidades importantes em cada Estado. Depois de vir a Aparecida de Goiânia para apoiar a pré-candidatura a prefeito do deputado federal Professor Alcides Ribeiro, a próxima pode ser Rio Verde, que tem o ex-deputado estadual Lissauer Vieira encabeçando a chapa majoritária. Outra que pode constar na agenda é Jataí, pois o município foi o precursor do bolsonarismo no Sudoeste goiano com a constante presença do então líder do governo do ex-presidente, deputado federal Vitor Hugo, anunciando obras no município e região. Nos bastidores do PL, especula-se que a vinda de Bolsonaro a estas cidades será depois do Carnaval. Quanto a Jataí, o pré-candidato do PL terá que suar muito a camisa para derrotar o prefeito e pré-candidato a reeleição, Humberto Machado (MDB). Ele é bem avaliado, principalmente para um gestor que está no sétimo mandato como prefeito. Não é pouca coisa. Por isso mesmo, é tido como favorito à reeleição. O problema é que, desta vez, tudo indica que o bolsonarismo vai jogar as fichas para prefeito no vice Geneilton Filho Assis. Ele rompeu com Humberto Machado e tem conversas adiantadas com o PL comandado pelo senador Wilder Morais.

Victor Priori com Humberto

Atritados no passado, o empresário rural e urbano Victor Priori e o prefeito Humberto Machado passaram um bom tempo distantes, mas agora voltaram a conversar sobre o cenário político de Jataí. Esta aproximação pode resultar numa indicação do vice de Humberto ligado ao agronegócio e bancado por Victor Priori. É tudo de bom para Humberto, que provoca uma ruptura entre os bolsonaristas.

Continua após a publicidade

Coração dos Vilela

Jataí tem um forte simbolismo para o presidente regional do MDB e vice-governador, Daniel Vilela. Afinal, o coração político do clã Vilela está nesta cidade politizada e celeiro de bons homens públicos. Perder eleição para o PL está fora de cogitação. Portanto, será uma disputa acirrada por conta do simbolismo que representaria para Daniel perder em Jataí.

Zenilton no PL

Tido como principal adversário da reeleição do prefeito de Planaltina, Delegado Cristiomário (UB), o professor Zenilton Costa, que na disputa para prefeito em 2020 teve 12.947 votos e para deputado estadual em 2022, 12.582, é a aposta do PL para desbancar Cristiomário.

Marussa na COP28

A deputada federal Marussa Boldrin (MDB) está em Dubai na COP28 e participou nesta segunda-feira (4) do painel “Financiamento climático e mercado de carbono: oportunidades e desafios nos Estados e municípios”. Marussa disse que é um orgulho “representar o Brasil, Goiás e o agro, mostrando o que temos de melhor na preservação do meio ambiente”.

Kátia também

Kátia Maria (PT) também está na COP28, representando a Câmara de Vereadores de Goiânia. Além de participar das discussões da conferência, também acompanhou o presidente Lula e seus ministros nas agendas oficiais da comitiva brasileira em Dubai. (Especial para O Hoje)