Coluna

PL de Lêda em Valparaíso carece de consistência bolsonarista

Publicado por: Wilson Silvestre | Postado em: 08 de novembro de 2023

A velha máxima de que o adversário de ontem pode ser o aliado de hoje, nunca sai de moda na política brasileira. Exemplos é o que não faltam, e o mais ilustrativo é o acordo celebrado entre a deputada federal, Lêda Borges (PSDB) e o PL comandado em Goiás pelo senador Wilder Morais. Não tem nada demais numa aliança entre antigos adversários e unidos no presente. No caso de Valparaíso, a indagação fica por conta dos bolsonaristas que relembram Lêda e sua turma, defendendo a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2022. Por ser algo recente, aliados de Bolsonaro vê com desconfiança essa aliança. Ainda mais sabendo que Lêda deve indicar um aliado para disputar a Prefeitura de Valparaíso. Uma rápida olhada na executiva municipal do PL, que será empossada nesta quarta-feira (9), percebe-se que todos são “filhos políticos” da deputada. No entanto, o PL de Valparaíso não terá vida fácil. A ex-primeira-dama, Milchelle Bolsonaro e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), não vêm com bons olhos, Lêda articular o nome do radialista Cláudio Teixeira Barbosa (Republicanos), figurar na chapa como vice. É que, o deputado federal por Brasília, Fred Linhares (Republicanos), havia tentado emplacar o amigo Gláucio como candidato a prefeito, mas foi barrado pelo partido por ter atropelado a secretária de Assistência Social da Prefeitura de Goiânia, Maria Yvelonia (Republicanos), moradora em Valparaíso, evangélica e amiga de Michelle Bolsonaro e da senadora, Damares Alves. Nesse caso, a chapa do PL terá dificuldade para encontrar um partido forte. Esse é o imbróglio que o senador Wilder Morais vai ter que resolver.

Hildo substitui Jeferson Rodrigues

Toma posse em 1º de dezembro na Câmara Federal, o primeiro suplente do Republicanos em Goiás, Hildo do Candango. O titular Jeferson Rodrigues pediu licença e vai ajudar o presidente do Republicanos goiano, Roberto Naves a montar chapas dos candidatos a prefeitos e vereadores no interior.

Continua após a publicidade

Lula foca 2026

Quem conhece os passos do presidente Lula, vê em suas manobras, principalmente declarações de cunho populista, uma jogada que foca em 2026, ou seja, ele sinaliza que vai para a reeleição.

Vendendo saúde

Imagens de Lula numa esteira, rolando uma bola na fisioterapia e colhendo uma jaca no jardim do Alvorada, além de vídeo pedindo aos brasileiros para esquecer a política, faz parte de uma estratégia para não deixar Jair Bolsonaro capitalizar a popularidade.

Luziânia Sustentável

Entre os dias 17 a 26 de novembro, Luziânia vai promover o primeiro festival de sustentabilidade de Goiás. O evento será no Parque Ecológico da cidade e o acesso livre será mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.

Olha eu aqui…

Pré-candidato à prefeitura de Goiânia pelo MDB, Felipe Cecílio diz que “com o histórico positivo que o MDB tem na luta por uma Goiânia melhor, o partido deverá lançar candidatura própria em qualquer cenário eleitoral, e não ir de carona”.

…Jânio Darrot

A declaração de Cecílio é uma referência ao ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot “insinuar” que União Brasil (UB) indicará vice do MDB para compor chapa na disputa pela prefeitura de Goiânia.