O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

PL do DF pode sofrer debandada se Arruda for candidato a governador

Wilson Silvestrepor Wilson Silvestre em 8 de outubro de 2025
Takeshi Gondo - Ilustrador
Takeshi Gondo - Ilustrador

Na dinâmica que move a política e seus personagens, acontecem coisas que o cidadão comum não é capaz de intuir, sobretudo, processar como algo lógico. Deste modo, a sociedade perde, a cada eleição, o interesse pela vida partidária, onde se encontram seus representantes. Por isso, a política deixou de ser atividade nobre com a missão de promover o desenvolvimento econômico, humano e oferecer retorno dos impostos pagos com bons serviços públicos. O interesse não é mais o coletivo e, sim, individuais com vistas a conquistar o poder a todo custo.

 

Um dos exemplos que ilustra bem o descolamento das lideranças políticas da missão em servir a população pode ser conferido na ‘fritura’ que o trio Valdemar Costa Neto, presidente do PL nacional, ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o ex-presidente Jair Bolsonaro fizeram com o PL do Distrito Federal. Para atender aos interesses do governador Ibaneis Rocha (MDB) e de sua vice, Celina Leão (PP), ‘rifaram’ os projetos de José Roberto Arruda e dos deputados federais Bia Kicis e Alberto Fraga. Sem contar que o senador Izalci Lucas, em fim de mandato, também caminha para ficar na chuva. Não existe mais fidelidade ou compromisso quando o partido tem ‘dono’, caso do PL.

 

Ao optar por ajudar a amiga Celina Leão, o PL do DF pode perder suas principais lideranças, sendo Bia Kicis a mais bolsonarista de todas. Arruda já anunciou sua saída e não está descartado Fraga deixar a legenda em direção a outro partido. O componente que pode alterar a correlação de forças políticas na base de Ibaneis pode vir de Arruda. Ele acredita que desta vez não vão puxar o tapete dele no STF.

Sem mágoas, mas com um projeto

Nos meios de comunicação, José Roberto Arruda não escondeu que sua saída do PL, depois de mais de dez anos na legenda, tem como pano de fundo a aliança de Michelle com Ibaneis Rocha. “Chega o momento em que preciso ter um outro perfil, abrir leque de alianças. Prefiro deixá-los à vontade, dentro da zona de conforto, mas sempre com as portas abertas. Entrar é fácil, mas o mais importante é saber sair. Estou saindo pela porta da frente. As circunstâncias exigem um novo caminho”, declarou. Esse caminho depende das circunstâncias que podem levá-lo a disputar o Palácio do Buriti novamente.

Michelle vice?

Durante a ‘Marcha pela Anistia’ nesta terça-feira (7), em Brasília, surgiu a tese entre bolsonaristas de que Michelle deve ser a vice da chapa encabeçada pela direita. Se essa ideia vingar, evitaria a saída de Bia Kicis do PL e estancaria a debandada. Bia seria o segundo nome, ao lado de Ibaneis, na disputa para o Senado. No entanto, o que fazer com Alberto Fraga e o senador Izalci Lucas.

“Quem tem telhado…

… de vidro não joga pedra no vizinho”, metáfora muito utilizada quando se quer advertir alguém sobre sua fragilidade ao atacar um oponente. O PT, que passou toda a sua existência bradando a moralidade pública e denunciado corrupção, não terá muitos argumentos para atacar adversários com essa arma verbal. Seu passado recente recomenda evitar a expressão.

Ultimatum de Carrijo

“Em Rio Verde, fiação solta vai ter punição!”. Foi o que postou o prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo (MDB), em sua conta no Instagram. De acordo com o chefe do Excutivo da cidade do Sudoeste goiano, a prática virou rotina, mas, “a partir de agora, as empresas que deixarem a fiação solta serão notificadas e punidas”.

OCB-GO vai à Índia

Dez cooperativas do ramo agropecuário associadas ao Sistema OCB-GO partiram em viagem rumo à Índia no último sábado (4) e retornam no dia 12. A missão passará por cidades como Nova Delhi e Mumbai e tem como foco o intercâmbio de conhecimento no setor leiteiro. A comitiva conhecerá a União Cooperativa Nacional da Índia, principal organização representativa do cooperativismo no país.

 

Portarias virtuais

O vereador Lucas Kitão (União Brasil) quer assegurar o uso de portarias virtuais em condomínios comerciais, residenciais e industriais de Goiânia. O projeto de lei, que foi apresentado nesta terça-feira (7), adequa a legislação municipal às novas tecnologias e veda restrições ao uso destas portarias 24 horas.

 

Magela na ofensiva – Geraldo Magela intensifica aparições e sinaliza que vai disputar as prévias do PT para governador do DF. O veterano de embates históricos entre rorizistas e petistas tem pela frente, dentro do partido, o neopetista Leandro Grass, que busca disputar o Palácio do Buriti.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.