O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 16 de outubro de 2024
PublicidadePublicidade

PL no 2º turno é recado do eleitor para Caiado e Daniel

Eleições de dois em dois anos pode parecer desnecessário aos olhos de muita gente, mas ainda é o melhor instrumento para organizar um município, Estado e o País

Ilustração: Takeshi Gondo

Eleições de dois em dois anos pode parecer desnecessário aos olhos de muita gente, mas ainda é o melhor instrumento para organizar um município, Estado e o País. Embora essas escolhas nem sempre correspondam às expectativas do cidadão-eleitor, é um bom termômetro para medir o humor da população sobre seus líderes. Ao bancar para prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, Eerizania Freitas, de Anápolis, os dois do União Brasil, e Leandro Vilela (MDB) em Aparecida, o governador Ronaldo Caiado levou em conta sua liderança e os altos índices de aprovação de seu governo.

Nem tudo sai como o planejado, principalmente em política, e o eleitor deu seu recado pelas urnas: “Governador e Daniel, não subestimem a força do bolsonarismo em Goiás”. Agora, até onde as vistas alcançam, o PL tem chances de vencer o segundo turno em Goiânia com Fred Rodrigues, com Márcio Corrêa em Anápolis e com Professor Alcides em Aparecida. São três importantes e estratégicos colégios eleitorais que, nas mãos do PL, fazem do senador Wilder Morais o grande vencedor das preliminares para o jogo de poder em 2026. Além disso, o senador passou o rodo na base caiadista em Jataí, berço dos Vilela, Cristalina, Posse e, pasmem!, em Catalão com o novato Renato Ribeiro (PL), que ficou em segundo lugar e ultrapassou Elder Galdino (REP).

O custo político para Caiado neste cenário é ter que enfrentar Jair Bolsonaro nos palanques de Fred Rodrigues e Professor Alcides. Dependendo do teor dos discursos, pode dinamitar a frágil ponte que liga um possível apoio nacional do bolsonarismo ao projeto nacional de Caiado. Por sua vez, se Daniel Vilela vencer em Aparecida, somado com Rio Verde, compensa duplamente a derrota em Jataí.

Hora de negociar apoios

Definido o segundo turno em Goiânia entre Sandro Mabel (União) e Fred Rodrigues (PL), é hora buscar apoios com os adversários do primeiro turno. A base caiadista deve conversar com o PSD de Vanderlan Cardoso e o SD, comandado por Denes Pereira. O PSDB deve caminhar com Fred, pois é aliado do Professor Alcides em Aparecida. Quanto ao PT, está mais para neutralidade.

Simone surpreende

A bolsonarista Simone Ribeiro (PL) foi eleita prefeita de Formosa contra todos os prognósticos. Saiu do terceiro lugar e, em menos de 15 dias, venceu a favorita Delegada Fernanda (PP).

Cristalina é Dr. Luís

Onde o agro é forte, com raras exceções, o PL venceu candidatos apoiados pelo governador Ronaldo Caiado e seu vice, Daniel Vilela. Caso de Cristalina, onde o médico Luís Otávio enfrentou a força da máquina estadual e municipal com quase 70% dos votos.

Carrijo prefeito

O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, elegeu seu sucessor, Wellington Carrijo (MDB), com 69.209 votos, 62,67% dos votos válidos, contra Lissauer Vieira (PL), com 24.805 votos, 22,46% dos votos válidos.

Valparaíso é Marcos

Sob a liderança do prefeito Pábio Mossoró, que soube manter o grupo unido e eleger seu sucessor, Marcos Vinicius (MDB), prefeito. “Nosso grupo aprovou o nome do Marcos e todos foram à luta para vencer. Graças a Deus conseguimos”, comemora Pábio.

Veja também