O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade

PL pode ajudar o PSDB a sair do ‘buraco dos nanicos’ em 2026

O PSDB nacional vive um dilema: caminhar mais à direita em 2026 ou voltar a ser vassalo ideológico do PT?

O PSDB nacional vive um dilema: caminhar mais à direita em 2026 ou voltar a ser vassalo ideológico do PT? Essa é uma das principais indagações que povoam a cabeça do presidente nacional da legenda, Marconi Perillo, e os emplumados do partido. De um lado, é pressionado pelas divindades sagradas do tucanato paulista que sonham em resgatar a “esquecida social-democracia de Fernando Henrique Cardoso”.

De outro lado, mais pragmático, a turma do mineiro Aécio Neves quer caminhar para a centro-direita. Essa divisão ficou evidenciada no ‘racha’ em São Paulo com a escolha do apresentador Luiz Datena para representar o PSDB na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Além de perder todos os vereadores, ainda amarga ver Datena derreter frente ao furacão digital Pablo Marçal (PRTB). Diante de uma derrota iminente no berço da legenda, os planos de Marconi Perillo em Goiás tendem a fracassar.

Comenta-se que, para salvar o que resta do PSDB goiano, principalmente a partir de 2026, Marconi só tem um caminho: caminhar para a direita, provavelmente com o PL de Wilder Morais. O eleitorado goiano é de direita e, para o PSDB ser resgato do bruco dos nanicos, a única legenda com esse perfil é o PL. Essa especulação faz sentido pelas alianças dos tucanos com o PL em cidades como Goianésia, Aparecida, Planaltina, Valparaíso, entre outras.

Marconi candidato a deputado federal

Até as pedras do calçamento das ruas de Pirenópolis sabem: o PSDB não tem a menor chance de vencer a disputa para governador em 2026. Além de ser uma campanha cara, a polarização entre Wilder Morais (PL) e o vice-governador Daniel Vilela (MDB) está nos corações e mentes do eleitor. Estes dois personagens representam a oxigenação da política goiana. Portanto, Marconi terá que buscar uma vaga de deputado federal para não ficar fora do jogo político. Aécio Neves fez esse caminho de volta e deu certo.

Exemplo de Caiado

O governador Ronaldo Caiado (União) esperou 35 anos para anunciar que será candidato a presidente da República em 2026 e 30 para disputar o Governo de Goiás. Desse modo, Marconi Perillo pode adiar o sonho. Para viabilizá-lo, precisa de um mandato, preferencialmente de deputado federal.

Onda Dr. Luís

A campanha do candidato a prefeito de Cristalina, Dr. Luís Otávio (PL), ganhou outro ritmo depois que o prefeito Daniel Sabino Vaz (União) resolveu se mexer. Agora, além dos comícios, Dr. Luís faz caminhadas e corpo a corpo em determinados bairros. Nada como uma concorrência.

Jean e Osório

Diferente do concorrente Dr. Luís, a chapa da situação em Cristalina, liderada por Jean Eustáquio (MDB) e Dr. Osório (PRD) como vice, ganhou novo alento. De acordo com fontes na cidade, a diferença entre a liderança do Dr. Luís e Jean ainda é grande, mas o prefeito Daniel Sabino (União) garante que vai virar o jogo.

Carreata do Márcio

Neste sábado (24), o candidato a prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL), seu vice, Walter Vosgrau (MDB), e os candidatos a vereadores das legendas aliadas vão fazer uma mega carreata pelos principais bairros de Anápolis. Confirmaram presenças o senador Wilder Morais, deputados federais, estaduais e lideranças da região.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também